Montréal (Canadá) - Depois de uma longa espera por conta da chuva no início da tarde, a rodada desta segunda-feira no Masters 1000 de Montréal começou com a eliminação de Stan Wawrinka. O veterano suíço de 37 anos e ex-número 3 do mundo foi superado pelo finlandês Emil Ruusuvuori, jovem de 23 anos e 44º do ranking, com parciais de 6/3, 3/6 e 6/3 em 2h10 de partida.
O jogo teve cinco quebras de serviço. Foram três para Ruusuvuori, em nove break-points, e duas para Wawrinka em oito oportunidades. O finlandês conseguiu a única quebra do set inicial, abriu 3/2 e saque no segundo antes de Wawrinka vencer quatro games seguidos, mas retomou o controle do jogo no terceiro set, quebrando novamente e só enfrentando mais um break-point. O suíço fez dois winners a mais, 22 a 20, mas cometeu 40 erros não-forçados contra 29 de seu adversário.
O adversário de Ruusuvuori na segunda rodada será o polonês Hubert Hurkacz, número 10 do mundo. Será o reencontro entre eles, depois de uma vitória do finlandês em Washington na semana passada. Já Wawrinka segue com apenas três vitórias em dez jogos disputados na atual temporada, ocupando atualmente o 322º lugar do ranking.
Outro top 10 com adversário definido é Casper Ruud, número 7 do mundo. O norueguês enfrenta o eslovaco Alex Molcan, 42º do ranking, que venceu o norte-americano Mackenzie McDonald por 7/6 (7-1) e 6/4. Ruud venceu o único duelo de nível ATP, disputado na temporada de saibro deste ano em Munique.
Também avançaram Karen Khachanov e Jenson Brooksby na tarde desta segunda-feira. Brooksby marcou 6/2 e 6/3 contra o cazaque Alexander Bublik. O norte-americano pode enfrentar o compatriota Marcos Giron ou o espanhol Roberto Bautista Agut. Já Khachanov bateu o argentino Francisco Cerundolo por 7/6 (7-4), 5/7 e 6/3. Ele espera o vencedor do duelo croata entre Marin Cilic e Borna Coric.