Notícias | Dia a dia
Bia volta a superar Pliskova e alcança final histórica
13/08/2022 às 21h11

Bia disputará a maior final de sua carreira de simples e sobe para o 16º lugar do ranking

Foto: National Bank Open

Toronto (Canadá) - A melhor semana da carreira de Beatriz Haddad Maia ganha novos capítulos a cada dia em Toronto. Neste sábado, Bia se tornou a primeira brasileira a chegar à uma final de simples em um WTA 1000, depois de superar a tcheca Karolina Pliskova por 6/4 e 7/6 (9-7) em 2h02 de partida. Esta foi sua segunda vitória em três jogos contra Pliskova, ex-líder do ranking e atual 14ª do mundo, repetindo o resultado do ano passado em Indian Wells.

Das cinco vitórias que Bia conquistou nesta semana no Canadá, quatro foram contra adversárias no top 20, incluindo a número 1 do mundo Iga Swiatek nas oitavas. A jogadora de pior ranking superada pela brasileira foi a italiana Martina Trevisan, 26ª colocada. Ela ainda venceu Leylah Fernandez, 13ª, e Belinda Bencic, 12ª, além de Pliskova. Ela tem agora dez vitórias contra top 20 na carreira, seis delas neste ano.

Vencedora de dois torneios WTA 250 na grama nesta temporada, em Nottingham e Birmingham, Bia disputará a quarta final da carreira. Ela enfrenta às 14h30 (de Brasília) deste domingo a romena Simona Halep, bicampeã no Canadá e outra ex-número 1 do ranking. Halep, de 30 anos e atual 15ª do mundo, tem 23 títulos no circuito, incluindo oito torneios da série WTA 1000. A brasileira tem uma vitória e duas derrota contra a romena.

A ótima campanha no Canadá também tem impacto direto no ranking para Bia. A paulista de 26 anos já iniciou a semana com a melhor marca da carreira, ocupando o 24º lugar. Com as cinco vitórias na semana, recebe 585 pontos e sobe para a 16ª posição. Se for campeã, fará 900 pontos e irá ao 14º lugar. Na corrida para o WTA Finals, a brasileira iniciou a semana na 20ª posição e já se aproxima do top 10 na temporada. As oito melhores do ano se classificam para o Finals, que ainda não tem sede definida.

Bia teve início arrasador e sustentou liderança até o fim do set
O início da partida foi o melhor possível para Bia. Diante de uma jogadora historicamente reconhecida por seu bom saque, a brasileira se aproveitou de um game com duas duplas faltas e 60% de primeiros serviços em quadra para criar quatro break-points e já conseguir a quebra. Pouco depois, Bia voltaria a quebrar e chegou a liderar por 5/1.

Em sua primeira chance de sacar para fechar, Bia chegou a ter três set-points, perdendo um deles com uma dupla falta e outros dois em winners de Pliskova, com direito até mesmo a um drop shot. A tcheca cresceu no jogo na reta final do set, encaixando até mesmo alguns winners de devolução com o forehand e devolveu uma das quebras. Mas a brasileira conseguiu se manter firme mentalmente na segunda chance de sacar para o set e definiu a parcial. Pliskova liderava a estatística de winners por 13 a 3, mas cometeu 14 erros contra 10 de Bia.

Pliskova saiu na frente no segundo set, mas a brasileira reagiu
O bom momento de Pliskova nos últimos games do set inicial ajudou a tcheca a conseguir quebrar na abertura da parcial seguinte. A ex-número 1 do mundo abriu 3/0 e só havia enfrentado um break-point no set até liderar por 5/2. Bia devolveu a quebra com um jogo agressivo e fez três ótimos pontos seguidos.

Na sequência, fez um game de saque muito firme para igualar o placar por 5/5. Naquele momento, Pliskova já tentava tirar um pouco o peso da bola e minimizar os erros, mas isso permitia a brasileira comandar os pontos com mais frequência. Bia tentou variar os saques e tirar o ritmo da rival nas devoluções.

A definição ficou para o tiebreak, em que Bia esteve duas vezes em vantagem, mas cedeu a reação de Pliskova. Com o placar empatado por 5-5, a tcheca cometeu um erro e permitiu o match-point, mas o salvou com ótimo winner de forehand na cruzada. O jogo seguiu com alguns ralis longos e a tcheca chegou ao set-point, que Bia escapou com ótimo saque e primeira bola. A brasileira teria uma nova chance de vitória e a tcheca cometeu uma dupla falta que definiu o placar.

Estatísticas da partida
Pliskova terminou o jogo com 9 aces contra apenas 1 de Bia e fez 6 duplas faltas, uma a mais que a brasileira. A tcheca liderou a estatística de winners por 33 a 13, mas cometeu 34 erros contra apenas 21. Bia conseguiu três quebras em sete break-points, e Pliskova quebrou duas vezes em seis chances. No total de pontos, a canhota paulista fez 84 a 81.

Comentários