Cincinnati (EUA) - Nos dois últimos da rodada desta quarta-feira pelo WTA 1000 de Cincinnati, as top 10 Paula Badosa e Aryna Sabalenka tiveram rumos opostos no torneio. Badosa não passou da rodada de estreia e foi superada pela australiana Ajla Tomljanovic, enquanto Sabalenka avançou às oitavas. Curiosamente, as vencedoras enfrentarão tenistas que não precisaram entrar em quadra, beneficiadas por desistências.
Terceira cabeça de chave e número 4 do mundo, Badosa permitiu a virada a Ajla Tomljanovic, 63ª do ranking, por 6/7 (3-7), 6/0 e 6/2 em 2h26 de partida. Esta foi a sexta vitória contra top 10 na carreira da australiana de 29 anos e a segunda na temporada. Ela já havia derrotado Anett Kontaveit em Roland Garros.
O primeiro set entre Badosa e Tomljanovic foi duríssimo, com 1h08 de duração. A parcial teve duas quebras para cada lado, antes da definição no tiebreak. Durante o game-desempate, a australiana começou com 2-0, mas permitiu o empate e ainda errou um voleio antes da virada de lado. Badosa chegou a abrir 5-2, fez uma dupla falta, mas depois respondeu com ace. Um drop-shot errado de Tomljanovic definiu o set. A parcial teve 12 a 6 em winners para a espanhola e 31 a 24 em erros para a australiana.
Mas depois de perder o set inicial, Tomljanovic tentou ser mais agressiva e antecipar a definição dos pontos. E mesmo enfrentando três break-points na segunda parcial, manteve o saque o tempo todo e conseguiu três quebras para aplicar um 'pneu'. O domínio da australiana continuou no terceiro set e ela largou com 3/0, chegando a vencer nove games seguidos na partida. Só então, Badosa confirmou o serviço, e com dificuldades. A espanhola ainda teve um break-point no 4/2, mas não aproveitou e tomou outra quebra logo depois.
Quem enfrenta Tomljanovic nas oitavas é a russa Veronika Kudermetova, 20ª do mundo, que avançou diretamente após a saída de Simona Halep do torneio. Campeã em Toronto no último domingo e vinda de uma estreia duríssima na última terça em Cincinnati, a romena sentiu lesão na coxa e se retirou da competição. Kudermetova lidera o histórico por 2 a 1.
Unfortunately Anna Kalinskaya was forced to retire in the second round of the Western and Southern Open against Aryna Sabalenka while trailing 3-6, 1-4.
— WTARussians (@WTArussians) August 18, 2022
Felt unwell and dizzy upon the resumption of the match following a rain delay. Hope nothing too serious!
[📸: @JJlovesTennis] pic.twitter.com/qZnEMBfsnl
Já a número 7 do mundo Aryna Sabalenka avançou com tranquilidade. Ela liderava a partida contra Anna Kalinskaya, 69ª colocada, por 6/3 e 4/1 quando a rival se retirou da quadra, após 1h04 de partida. A russa não estava se sentindo bem e foi atendida pela equipe médica do torneio. A partida chegou a ter uma longa paralisação por chuva logo após o primeiro set.
A adversária de Sabalenka nas oitavas é a norte-americana Shelby Rogers, 30ª do ranking. A bielorrussa venceu o único duelo anterior, disputado este ano, na grama de 's-Hertogenbosch. Rogers não atuou pela segunda rodada, porque Amanda Anisimova sofreu lesão no tornozelo esquerdo.