Notícias | Dia a dia
Com jogo agressivo, Sabalenka confirma quartas
19/08/2022 às 01h27

Sabalenka enfrenta a chinesa Shuai Zhang em busca da semi de Cincinnati

Foto: Western & Southern Open

Cincinnati (EUA) - Com seu jogo agressivo e de muita potência nos golpes, Aryna Sabalenka confirmou seu lugar nas quartas de final do WTA 1000 de Cincinnati. A número 7 do mundo passou pela norte-americana Shelby Rogers, 30ª do ranking, por 6/4, 6/7 (2-7) e 6/4 em 2h34 de partida.

Vencedora de dez torneios no circuito, Sabalenka ainda luta por seu primeiro título na temporada. A única final que a bielorrussa de 24 anos disputou em 2022 aconteceu no saibro de Stuttgart, diante da líder do ranking Iga Swiatek. 

Depois de vencer Rogers pela segunda vez no ano e na carreira, já que elas só haviam se enfrentado na grama de 's-Hertogenbosch em junho deste ano, Sabalenka agora enfrenta a chinesa Shuai Zhang, 44ª do ranking, e algoz da número 2 do mundo Anett Kontaveit e da ex-líder do ranking Naomi Osaka em Cincinnati. A bielorrussa lidera o histórico por 3 a 1.

O início de partida foi arrasador para Sabalenka, que conseguiu duas quebras e só perdeu três pontos em seu serviço para já largar com 4/0 no placar. Mas a instabilidade da bielorrussa no saque e as oportunidades perdidas em dois games longos permitiram a reação de Rogers. Ainda assim, Sabalenka seguia mais agressiva nas devoluções e voltaria a quebrar no último game da parcial, terminando o set com 13 a 8 em winners.

A ex-número 2 do mundo também começou melhor no segundo set. Ela quebrou logo cedo, abriu 4/1 e não havia enfrentado nenhum break-point na parcial até o 5/2. Sacando para o jogo, Sabalenka teve seu serviço quebrado com uma dupla falta. Enquanto a bielorrusa tentava assimilar a frustração pela oportunidade perdida, Rogers ganhou confiança, fez dois ótimos games de saque e venceu o set no tiebreak.

Apesar de Rogers ter sacado muito bem durante o terceiro set, bastou a Sabalenka aproveitar a única oportunidade que teve para quebrar e fazer 3/2. A cabeça 6 do torneio sofria com a instabilidade de seus games de serviço e enfrentou quatro break-points. E o estilo agressivo de Sabalenka, partindo cedo para a definição dos pontos e atacando as paralelas, salvou a bielorrussa em momentos importantes e ajudou a confirmar seu lugar nas quartas. Sabalenka fez 36 a 31 em winners e cometeu 35 erros contra 23.

Tomljanovic também chega às quartas de final

Quem também garantiu vaga nas quartas foi a australiana Ajla Tomljanovic, 63ª do ranking. Depois de ter eliminado a número 4 do ranking Paula Badosa na última madrugada, Tomljanovic voltou à quadra na noite desta quinta-feira para vencer a russa Veronika Kudermetova, 20ª do ranking, por 3/6, 7/6 (7-4) e 6/3 em uma batalha com 2h57 de duração.

A australiana de 29 anos e ex-top 40 será a próxima adversária de Petra Kvitova em Cincinnati. O confronto contra a tcheca de 32 anos e atual 28ª do ranking é inédito no circuito profissional.

Comentários