Notícias | Dia a dia
Kvitova dispara 12 aces e volta à semi de Cincinnati
19/08/2022 às 16h13

Kvitova começou a semana salvando match-point e já está na semifinal do torneio

Foto: Western & Southern Open

Cincinnati (EUA) - Cada vez mais confiante ao longo da semana em Cincinnati, Petra Kvitova marcou sua quarta vitória seguida no torneio e garantiu seu lugar na semifinal do torneio. A experiente tcheca de 32 anos e 28ª do ranking superou a australiana Ajla Tomljanovic, 63ª colocada, por 6/2 e 6/3 em apenas 1h13 de partida nesta sexta-feira.

Vencedora de 29 títulos no circuito da WTA, um deles neste ano na grama de Eastbourne, Kvitova tenta alcançar a 40ª final da carreira. Ela ainda busca um título inédito em Cincinnati, onde já fez duas semifinais em 2012 e 2018. No início da semana, a tcheca salvou match-point contra a suíça Jil Teichmann, e depois ainda venceu Sorana Cirstea e número 5 do mundo Ons Jabeur.

Para superar Tomljanovic, Kvitova contou com ótimo desempenho no saque. Ela disparou 12 aces na partida e só perdeu um game de serviço, apesar de ter enfrentado seis break-points. A tcheca liderou com folga a estatística de winners, 29 a 7. E por ser mais agressiva, também cometeu mais erros, 18 contra 8 de Tomljanovic.

Kvitova começou a partida escapando de três break-points e depois conseguiu uma quebra para largar com 3/0 no placar. Ela voltaria a quebrar para fazer 5/1, perdeu a chance de sacar para o set, mas definiu a parcial no game seguinte. A tcheca fez 11 a 5 em winners no primeiro set.

Na segunda parcial, Tomljanovic saiu com quebra acima, mas Kvitova buscou o empate de imediato. Além disso, reverteu um 15-40 com três aces seguidos. A tcheca voltaria a quebrar na reta final da partida para chegar à vitória.

"Estava muito quente e úmido hoje, mentalmente foi muito difícil, mas fico feliz que o meu saque ajudou muito. Depois, eu devolvi a quebra e dominei o segundo set. Foi uma partida importante para mim, e espero manter o nível na semifinal. Tive muitos altos e baixos na temporada e estou muito feliz por esse resultado, especialmente por estar tão perto de um Grand Slam", disse Kvitova após a partida.

Kvitova agora enfrenta a norte-americana Madison Keys, 24ª do ranking e campeã do torneio em 2019. O histórico entre elas está empatado por 4 a 4. No ano passado, elas se enfrentaram justamente em Cincinnati, com vitória da tcheca em sets diretos. "É curioso porque eu e Madi nos enfrentamos na primeira rodada no ano passado e agora vamos jogar a semifinal, acho que é uma evolução".

Comentários