Notícias | Dia a dia
Garcia bate Sabalenka e tenta 3º título em dois meses
20/08/2022 às 20h48

Cincinnati (EUA) - Com a terceira vitória sobre uma top 10 na semana, as francesa Caroline Garcia está em sua terceira final desde junho e desta vez buscará um título de nível 1000. Ela superou a bielorrussa Aryna Sabalenka em Cincinnati, com parciais de 6/2, 3/6 e 6/1, num dia muito atrapalhado pela chuva, que provocou duas longas paralisações no jogo.

Ex-número 4 do ranking, Garcia se torna assim a primeira tenista oriunda do qualificatório a atingir uma final de nível 1000 no circuito feminino. Com a campanha até agora, sai do 35º e recupera o 22º lugar do ranking. Será novamente top 20 em caso de título neste domingo. Sua adversária às 15 horas será a tcheca Petra Kvitova, que ganhou cinco dos oito duelos.

Desde junho, a francesa de 28 anos é a tenista que mais acumula vitórias na temporada, agora com 26, após títulos em Bad Homburg e Varsóvia, onde derrubou a número 1 Iga Swiatek. Também lidera a estatística de aces no ano, com 275.

A vitória neste sábado foi a 20ª sobre uma adversária top 10 na carreira e a terceira da semana, já que superou Maria Sakkari na segunda rodada e Jessica Pegula nas quartas de final. De seus nove títulos de WTA, três foram na quadra dura e o mais recente veio em Pequim de 2017.

Garcia fez um excelente primeiro set, mantendo o padrão agressivo que vem demonstrando em toda a semana. Sufocada nas devoluções, Sabalenka parecia perdida no plano tático. Logo no começo do segundo set, veio a primeira parada por conta da chuva e no retorno a bielorrussa estava diferente. Cortou os erros, usou mais bolas curtas e ainda viu Garcia perder eficiência no primeiro serviço.

A francesa precisou de um longo game para fazer 2/1 no terceiro set e conseguiu logo em seguida a quebra, recuperando a profundidade das bolas. Assim que fez 3/1, no entanto, veio outra forte pancada de chuva e mais uma longa paralisação. As duas só voltaram à quadra às 20h30 (de Brasília) e com os refletores acesos no estádio. Garcia voltou mais firme e viu Sabalenka voltar ao plano de atacar o tempo todo, somando erros sucessivos.

"Temos estilos parecidos, ela bate tão forte na bola, mas acho que administrei bem a partida", afirmou uma sorridente Garcia na entrevista de quadra.

Comentários