Cincinnati (EUA) - Tenista experiente aos 25 anos, o croata Borna Coric é a grande surpresa do Masters 1000 de Cincinnati. Ele precisou usar a regra do 'ranking protegido' para entrar na chave e aí derrotou nada menos que quatro cabeças de chave e dois top 10 para atingir sua segunda final desse porte. Às 17h30 deste domingo, tentará o terceiro título da carreira diante do grego Stefanos Tsitsipas.
"Trabalhei realmente duro nos últimos seis meses porque queria voltar ao melhor nível. E quando faço isso, os resultados aparecem. Mas desta vez precisei trabalhar três vezes mais duro. Me mantive concentrado, mesmo quando perdia ou não jogava bem", afirmou ele, que só retornou ao circuito em março deste ano após ter operado o ombro e precisou disputar torneios de nível challenger.
Neste sábado, conseguiu outra grande vitória, ao bater o número 11 do ranking Cameron Norrie. O croata explicou que o atraso na partida, que acabou indo para a rodada noturna, atrapalhou seus planos. "O dia foi muito longo. Eu cheguei aqui às 15 horas e esperava jogar de tarde, mas acabamos entrando em quadra às 19h30. De qualquer forma, tudo deu certo e acho que joguei extremamente bem".
Coric no entanto não teve um bom início, perdeu o saque logo no terceiro game e viu Norrie fazer 3/1. Então engatou cinco games consecutivos e dominou a partida. "No começo não estava sentindo bem a bola, demorei um pouco para encontrar o ritmo. Aí comecei a sacar melhor, meu jogo todo evoluiu e isso foi a chave da partida".
Apesar do percentual baixo de 43% de primeiro saque, Coric perdeu apenas três pontos na soma dos quatro últimos games de serviço, atingindo 79% dos pontos depois do primeiro saque.
Ex-top 12 do ranking, Coric já saltou nesta semana 104 posições no ranking e garantiu o retorno ao 48º lugar. E pode recuperar posto no top 30 em caso de seu primeiro título de nível Masters 1000. Sua única chance anterior foi em Xangai de 2018, superado por Novak Djokovic. Numa semana em que já derrotou quatro cabeças de chave, ele perdeu um único set, na segunda rodada diante de Rafael Nadal.