Notícias | Dia a dia
Convidado em Brasília, Gustavo de Almeida vence no quali
22/08/2022 às 21h30

Gustavo de Almeida, de 16 anos, tenta garantir vaga na chave principal

Foto: João Pires/Fotojump

Brasília (DF) - O primeiro dia de disputas do Brasil Tennis Classic reservou bons jogos na rodada do qualifying e surpresas deram sua cara no Clube do Exército de Brasília. A etapa da capital federal tem o patrocínio oficial do Banco Santander e oferece US$ 15.000 em prêmios. A entrada é gratuita ao público ao longo de toda a semana.

Principal nome da fase qualificatória, o paranaense João Eduardo Schiessl confirmou o favoritismo e não perdeu games diante do convidado Gabriel Santon em menos de 1h. Por vaga na chave principal em Brasília, o jogador de 18 anos tem um confronto caseiro diante de Gustavo de Almeida, que protagonizou a grande partida do dia.

Convidado da organização, o paranaense de 16 anos desbancou o compatriota João Giannella, cabeça de chave 13 e que disputou a chave em Recife na semana passada, por 2 sets a 1, com parciais de 6/1, 4/6 e 11-9. Aos 16 anos, Gustavo vem obtendo bons frutos da parceria com Duda Marcolin e Alexandre Bonatto no projeto Ícaro, em Curitiba.

Após a partida, o jovem tenista apontou a força mental para reverter uma desvantagem de 8/5 no match tiebreak. “O tênis é muito mental, faz toda a diferença. Eu já venho trabalhando essa parte. Comecei muito bem o jogo, nível alto, com boa atitude. No segundo, tive por duas vezes com quebra na frente, mas relaxei. Hoje, a cabeça fez toda a diferença ali no 3º set, quando ele tinha 8/5, eu segui acreditando. Não pode desistir nunca”, avaliou Almeida, natural de Guarapuava, no interior do Paraná.

Cabeça de chave 3, o paulista Laelson Rodrigues estreou com o pé direito em Brasília ao bater o chileno Esteban Bruna por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/0. Lutando por vaga na chave principal, o tenista de Ribeirão Preto encara o compatriota Lorenzo Esquici, 9º pré-classificado, nesta terça (23).

“Competi muito bem hoje. Me mantive calmo e encontrei as soluções ao longo do jogo. Ainda não estou no melhor da minha forma, voltei há pouco tempo de uma lesão no joelho, então é pensar ponto a ponto. Demorei ainda um pouco para me acostumar às condições de Brasília, com um pouco de altitude, mas amanhã vamos com tudo”, declarou Rodrigues.

Chave principal começa na terça
A terça-feira será agitada no Clube do Exército de Brasília com a definição dos oito qualifiers e, ao mesmo tempo, o início da chave principal. Na quadra central, o cabeça 5 Nicolas Zanellato encara Luís Britto, que vem de título de duplas em Recife na semana passada. Na sequência, é a vez do confronto entre Gabriel Pascotto Tumasonis, vice no último sábado, e Christian Oliveira.

Não antes das 18h30, o brasiliense Paulo André Saraiva debuta na chave diante de Fernando Yamacita, cabeça de chave 6. Vale reforçar que os jogos começam às 10h.

Serviços:
Ano III – Brasil Tennis Classic – Etapa de Brasília
Data: 22 a 28 de agosto
Sede: Clube do Exército de Brasília
St. De Clubes Esportivos Sul Trecho 2 – Asa Sul
Brasília/DF
Entrada Gratuita

Comentários