Notícias | Dia a dia
Azarenka não consegue vaga direta no US Open
18/07/2018 às 15h32

Bielorrussa deixou o top 100 exatamente na semana do fechamento da lista de inscritas

Foto: Arquivo

Nova York (EUA) - Finalista do US Open em duas oportunidades, Victoria Azarenka não conseguiu uma vaga direta na chave principal do Grand Slam americano, que começa no dia 27 de agosto. A lista de inscritas fechou na 101ª posição, atualmente ocupada por Anna Blinkova, enquanto Azarenka aparece atualmente no 108º lugar do ranking. Dessa

Azarenka estava no top 100 desde abril, logo depois de ter sido semifinalista do WTA Premier de Miami, mas saiu do grupo das cem melhores exatamente no ranking da última segunda-feira, que serve como base para a classificação para o Slam americano. Ela estava no 87º lugar e defendia pontuação de oitavas de final em Wimbledon, mas caiu ainda na segunda rodada.

A ex-número 1 já não pode mais recorrer ao ranking protegido, porque já voltou ao circuito há mais de um ano, em junho de 2017 na grama de Mallorca. Ela utilizou o recurso para jogar em Roma, Madri e Roland Garros. Já em Wimbledon, pôde entrar diretamente na chave com base no ranking atual.

A bielorrussa era número 5 do mundo em maio de 2016, quando fez uma pausa na carreira por conta da gravidez. Seu filho, Leo, nasceu em dezembro do mesmo ano. Depois de voltar às quadras há pouco mais de um ano, ela só disputou dois torneios, em Mallorca e Wimbledon. Envolvida em disputa judicial pela guarda do filho, Azarenka permaneceu sem jogar até março deste ano, em Indian Wells.

Na atual temporada, Azarenka acumula nove vitórias e sete derrotas. A bielorrussa de 28 anos foi vice-campeã do US Open em 2012 e 2013, perdendo as duas finais para Serena Williams. Sua última participação no Grand Slam americano foi em 2015, quando chegou às quartas. As opções para que ela dispute a chave principal em Nova York são aguardar por oito desistências, disputar o quali ou receber convite dos organizadores.

Quatro jogadoras solicitaram o ranking protegido para entrar diretamente na chave. São elas a suíça Timea Bacsinszky, a alemã Laura Siegemund, a russa Margarita Gasparyan e a croata Mirjana Lucic-Baroni. Dezesseis tenistas entrarão na chave por meio do qualificatório de três rodadas, disputado entre os dias 21 e 24 de agosto, e oito atletas atuarão como convidadas.

Comentários
Loja TenisBrasil
Mundo Tênis