Notícias | Copa Davis
Copa Davis amplia renovação para enfrentar Portugal
24/08/2022 às 12h18

Aos 21 anos, Matheus Pucinelli é o mais jovem convocado do grupo para enfrentar Portugal

Foto: Arquivo

Florianópolis (SC) - O capitão Jaime Oncins anunciou nesta quarta-feira o grupo de cinco jogadores que integração o time brasileiro para o confronto diante de Portugal pela repescagem da Copa Davis de 2022. Os jogos acontecem entre 16 e 17 de setembro, na cidade de Viana do Castelo, em piso coberto sintético.

O renovado time será composto por Thiago Monteiro, Felipe Meligeni, Matheus Pucinelli, Thiago Wild e Rafael Matos. Pela primeira vez, não foram chamados algum dos duplistas mais veteranos: os mineiros Bruno Soares e Marcelo Melo e o gaúcho Marcelo Demoliner.

“De todos os confrontos que tivemos até agora, tendo eu como capitão, esse contra Portugal é o confronto com os dois times bem parecidos. Estaremos jogando fora de casa, Portugal teve a escolha das condições, mas temos jogadores que poderão se adaptar bem, então eu espero um confronto muito duro, mas ao mesmo tempo bem aberto”, analisou Oncins.

Como os dois países nunca se enfrentaram na história da competição, o mandante foi definido por sorteio, e Portugal acabou sendo o anfitrião e escolheu o piso duro e coberto para enfrentar o Brasil. O vencedor do confronto, válido pelo Grupo Mundial I, retornará ao qualificatório mundial da Copa Davis, no primeiro trimestre de 2023.

Oncins fez algumas alterações no time, em relação ao último confronto contra a Alemanha, e enfatizou a busca por renovação. “Isso vem sendo feito desde que assumi a equipe. Esse grupo talvez seja um dos mais jovens que tivemos até agora. Temos o Monteiro como jogador mais experimente do time, mas ainda assim jovem. O Rafa Matos fazendo muito por merecer essa convocação, vem fazendo uma boa temporada e está de volta à equipe. O Felipe também vem fazendo um bom ano, está perto do seu melhor ranking. E completando o time, o Pucinelli, garoto que também teve um bom início de ano, e o Wild, que sempre foi muito bem quando convocado”, analisou.

Veja quem é quem no time brasileiro convocado:

Thiago Monteiro – Atualmente é o melhor brasileiro no ranking da ATP, como 67º colocado. O cearense foi convocado pela décima vez para defender o Brasil na Copa Davis e conta com sete títulos de nível challenger.

Felipe Meligeni – Terá sua quarta oportunidade na Copa Davis e chamou a atenção do capitão Jaime Oncins por sua atuação contra a Alemanha. O paulista vive a melhor fase da carreira, ocupando a 145ª posição no ranking de simples e a 89ª nas duplas.

Matheus Pucinelli – Representante da nova geração, o paulista de 21 anos está bem perto de entrar no top 200, atualmente é o 214º do ranking da ATP.

Thiago Wild – O jovem paranaense de 22 anos é convocado pela sexta vez, tendo jogado dois confrontos como titular. Foi campeão do US Open Juvenil em 2018 e do ATP 250 de Santiago em 2020.

Rafael Matos – Número 2 do Brasil e 38º no ranking de duplas da ATP, o gaúcho está de volta ao time após atuar contra o Líbano. O duplista coleciona cinco títulos ATP 250, quatro deles conquistados neste ano.

Comentários