Notícias | Dia a dia | US Open
Bia vence por duplo 6/0 e desafia Andreescu em NY
29/08/2022 às 16h45

Bia dominou o confronto diante da ex-top 20 Ana Konjuh

Foto: Divulgação

Nova York (EUA) - Pela primeira vez em sua carreira profissional, Beatriz Haddad Maia venceu uma partida na chave principal do US Open. De volta à competição depois de cinco temporadas, Bia venceu a croata Ana Konjuh, ex-top 20 e atual 117ª do ranking, por duplo 6/0 em apenas 58 minutos de partida.

Aos 26 anos, Bia marca sua sétima vitória em torneios do Grand Slam. A paulista de 26 anos e atual número 15 do mundo está com o melhor ranking da carreira e tenta chegar à terceira rodada de simples em um torneio deste porte pela primeira vez. As últimas brasileiras a fazerem essa campanha foram Andrea Vieira e Niege Dias, no saibro de Roland Garros em 1989.

A próxima adversária de Bia em Nova York será a canadense Bianca Andreescu, campeã do torneio em 2019 e ex-número 4 do mundo, que estreou vencendo a francesa Harmony Tan por 6/0, 3/6 e 6/1. A brasileira venceu o único duelo anterior contra Andreescu, disputado ainda em 2016, quando a canadense tinha apenas 16 anos. Andreescu é a atual 48ª do ranking.

Superada por Bia nesta segunda-feira, Konjuh é ex-líder do ranking mundial juvenil e chegou às quartas de final do US Open como profissional em 2016. A croata já passou por quatro cirurgias no cotovelo e conseguiu voltar ao top 100 no ano passado, mas uma nova lesão, desta vez na fíbula, a obrigou a passar por nova cirurgia e a ficar três meses sem jogar. O último torneio da croata foi em maio, no saibro de Estrasburgo.

O início de partida foi muito dominante para Bia, que confirmou de zero seus dois primeiros games de serviço e conseguiu pressionar bastante nas devoluções para conseguir três quebras consecutivas. Vencendo por 5/0, a brasileira reverteu um 15-40 e fechou o set com 'pneu'. Konjuh fez apenas nove pontos na parcial.

O segundo set teve games mais longos, tanto que Bia precisou escapar de break-points em dois de seus três games de serviço. Mas apesar do maior equilíbrio, ela continuava prevalecendo nos momentos mais importantes e confirmou a tranquila vitória em sets diretos. Bia fez 16 a 6 nos winners e cometeu apenas 12 erros contra 21 de Konjuh. A brasileira conseguiu seis quebras em nove chances e escapou de todos os cinco break-points que enfrentou na partida.

'Sabia que precisaria ter paciência hoje', diz Bia
"Estou contente com a minha estreia. Ana é uma menina que tem uma entrada de ponto muito agressiva. E apesar de o ranking dela não estar no auge, é uma jogadora muito dura, que pode vencer grandes nomes", disse Bia, na entrevista em quadra ao canal SporTV.

"Primeira rodada é sempre muito difícil. Tentei administrar bem o frio na barriga e acho que fui disciplinada. Sabia que hoje eu precisava ter paciência porque às vezes na primeira rodada as coisas não saem como a gente quer. Estou feliz com o nosso trabalho e com o que a gente está fazendo. Em Grand Slam, todo jogo é muito duro", acrescenta a brasileira, que também agradeceu à torcida pelo apoio em Nova York. "É a primeira vez que eu jogo com tanta gente aqui. Estou feliz com a torcida e por poder representar todo mundo".

Placar inédito para Bia na elite do circuito
Esta é a primeira vez que Bia Haddad Maia marca um duplo 6/0 em torneios da WTA ou Grand Slam. Mas em sua carreira profissional, ela já conseguiu outras dez vezes, uma delas neste ano no confronto contra a Guatemala, pelo Grupo I da Copa Billie Jean King. As outras nove ocasiões foram em torneios menores da ITF, com premiações entre US$ 10 mil e US$ 25 mil.

Comentários