Notícias | Dia a dia | US Open
Carreira de 27 anos chega ao fim repleta de realizações
02/09/2022 às 23h48

Serena Williams, pertinho de completar 41 anos, ex-líder do ranking mundial e 23 títulos de simples de Grand Slam no currículo, despediu-se da chave de simples do US Open, encerrando uma carreira cheia de conquistas. O mundo do esporte e colegas que dividiram ou não a quadra com a americana lhe rendem homenagens por sua contribuição ao tênis ao longo de 27 temporadas.

Serena pegou em uma raquete de tênis pela primeira vez aos três anos de idade e começou a jogar ativamente a partir dos quatro anos. Sua memória mais antiga é estar em uma quadra de tênis aos 18 meses de idade com sua irmã Venus, ganhadora de sete títulos de Grand Slam.

Com quatro anos, Serena começou a jogar nas quadras públicas de Compton, na Califórnia, treinada pelo pai Richard Williams desde o início. Ela era uma das melhores jogadoras na faixa etária sub-10 nos EUA, mas não jogou muito no circuito infantojuvenil, pois o pai tinha outros planos para seu desenvolvimento como tenista, como se vê no filme “King Richard”, com o ator Will Smith no papel principal.

Serena fez sua estreia profissional aos 14 em um torneio WTA em 1995 em Quebec, Canadá, mas perdeu na primeira partida do qualificatório. Voltou ao circuito aos 16 anos e venceu seu primeiro jogo no WTA em Chicago, onde derrotou nomes como Monica Seles e Mary Pierce a caminho das semifinais.

A estreia na chave principal de um Grand Slam aconteceu no Aberto da Austrália de 1998, derrotando Irina Spirlea antes de perder para a irmã mais velha Venus, na segunda rodada. Ela venceu o evento de dupla mista de Wimbledon em 1998 com Max Mirnyi, que foi seu primeiro título de Grand Slam. Depois disso, a carreira de Serena só acrescentou conquistas:

- Serena tem 14 títulos de Grand Slam de dupla feminina, todos em parceria com Venus. As irmãs Williams nunca perderam uma final de Grand Slam de dupla.

- Também foi quatro vezes medalhista de ouro nas Olimpíadas, conquistando uma medalha de ouro em simples e três medalhas de ouro em dupla.

- Ganhou quatro títulos de Grand Slam consecutivos em duas ocasiões em sua carreira (2002-2003 e 2014-2015), o que foi apelidado de Serena Slam, uma vez que os títulos não aconteceram em uma única temporada.

- Em simples, Serena Williams venceu o Aberto da Austrália sete vezes, conquistou Roland Garros três vezes, Wimbledon em sete ocasiões e o US Open em seis oportunidades.

- Aos 17 anos, ganhou seu primeiro título de simples da WTA no Open Gaz de France de 1999 em Paris, derrotando Amélie Mauresmo na final. Serena ganhou seu primeiro título feminino de Grand Slam de dupla com a irmã Venus no saibro de Roland Garros em 1999.

- O primeiro troféu de simples em Grand Slam veio ao derrotar a suíça Martina Hingis na final do US Open de 1999. Desde então, Serena conquistou mais 22 títulos da categoria, totalizando 23, ficando atrás apenas da australiana Margaret Court (com 24), que detém o recorde de todos os tempos.

- Serena ganhou 14 títulos de Grand Slam de dupla feminina e dois Grand Slam de dupla mista, além de seus 23 Grand Slam em simples.

- Tem um total de 73 títulos de simples no circuito da WTA.

- Em sua carreira profissional de 27 anos, Serena passou um total de 319 semanas no primeiro lugar do ranking mundial.

- Apenas Martina Navratilova e Steffi Graf passaram mais semanas no topo do ranking. Serena também ficou 186 semanas consecutivas na liderança do ranking de fevereiro de 2013 a setembro de 2016, recorde que divide com Graf.

- Serena duelou com a irmã mais velha Venus em 31 ocasiões, vencendo 19 jogos, incluindo sete de nove finais de Grand Slam.

- Suas adversárias mais comuns foram Victoria Azarenka e Maria Sharapova, que ela enfrentou 23 e 22 vezes, respectivamente, tendo vencido Sharapova mais vezes do que qualquer outra, com a marca de 20 vitórias e apenas 2 derrotas.

- A maior rivalidade entretanto foi com a suíça Martina Hingis. Elas se tornaram profissionais com apenas um ano de diferença em meados da década de 1990, e passaram o final da adolescência e início dos 20 anos no topo do jogo, antes de uma lesão forçar Hingis a se aposentar temporariamente em 2003. Serena venceu sete dos 13 confrontos - todos disputados antes de completar 21 anos. Mas Hingis foi mais bem-sucedida das duas quando adolescente, vencendo cinco Grand Slam contra um de Serena nessa fase da vida.


- Serena jogou 1.012 partidas no WTA Tour, enfrentando adversárias nascidas entre 1966 e 2003. Devido a sua longevidade – vai fazer 41 anos no final de setembro – a americana disputou 66% das partidas contra adversárias mais jovens, com 87% de vitórias. Contra jogadoras mais velhas que ela, ganhou 80% dos jogos. Seu período de maior sucesso veio depois de completar 30 anos, ganhando 10 Grand Slam em menos de cinco anos entre Wimbledon 2012 e o Aberto da Austrália de 2017.

- Seu último triunfo em Grand Slam foi no Aberto da Austrália de 2017, quando estava grávida de oito semanas. Serena perdeu os quatro Slam seguintes para dar à luz sua filha Olympia, retornando ao tênis em 2018. Ela chegou ainda a quatro finais de Grand Slam em 2018 e 2019, mas perdeu em dois sets em cada ocasião.

Serena é também a campeã mais velha em três dos quatro Grand Slam. Seu último título no Australian Open foi aos 35 anos e 125 dias. Em Roland Garros, foi campeã com 33 anos e 254 dias em 2015. Já na grama de Wimbledon, triunfou aos 34 anos e 287 dias em 2016. Ela só não é a mais velha a vencer o US Open, a recordista é a italiana Flavia Pennetta, em 2015, aos 33 anos.

Comentários