Notícias | Dia a dia | US Open
Monteiro luta por 4 sets e marca vitória inédita
29/08/2022 às 19h42

Pela primeira vez na carreira, Monteiro venceu um jogo na chave principal do US Open

Foto: Andrew Ong/USTA

Nova York (EUA) - A rodada desta segunda-feira na quadra 4 no complexo do US Open terminou da melhor maneira possível para o tênis brasileiro. Logo depois de Beatriz Haddad Maia ter estreado com uma tranquila vitória no último Grand Slam do ano, Thiago Monteiro atuou na mesma quadra e também venceu seu jogo. Ele superou o eslovaco Alex Molcan, 40º do ranking, por 6/4, 4/6, 6/4 e 6/1 em 2h39.

Cearense de 28 anos e 67º do ranking, Monteiro venceu seu sétimo jogo da carreira em Grand Slam e o primeiro em Nova York. Ele havia caído ainda na estreia em outras quatro participações nos anos de 2017, 2019, 2020 e 2021. O avanço de uma rodada também garante 45 pontos na ATP para o atual número 1 do Brasil.

Monteiro agora desafia o russo Karen Khachanov, que derrotou o norte-americano Denis Kudla por 3/6, 6/1, 6/2 e 6/2. Khachanov é ex-top 10 e atual 31º do ranking e levou a melhor nos dois duelos anteriores contra o brasileiro, um deles na atual temporada, no saibro de Belgrado. O cearense também tenta alcançar a terceira rodada de um Grand Slam pela segunda vez na carreira.

Superado por Monteiro nesta segunda-feira, Molcan está com 24 anos e é treinado por Marian Vajda, ex-técnico de Novak Djokovic. Este foi o segundo confronto entre eles, ambos canhotos, com duas vitórias brasileiras no circuito profissional.

O desempenho de Monteiro no saque foi determinante para a vitória no primeiro set. Ele não enfrentou break-points e cedeu apenas quatro pontos em seus games de serviço. A única quebra viria no último game da parcial. O cearense aproveitou o bom momento e largou na frente também no segundo set, chegando a liderar por 3/0, mas Molcan reagiu e venceu 12 pontos em 13 possíveis para buscar o empate. O eslovaco voltaria a quebrar na reta final do set para empatar o jogo.

Monteiro sentiu o baque no início do terceiro set e saiu perdendo por 2/0, no momento em que Molcan já havia vencido cinco games seguidos e controlava as ações do fundo de quadra. Mas depois de reverter um 15-40, o brasileiro cresceu no jogo e devolveu a quebra na sequência para empatar o set. Monteiro ainda escaparia de mais três break-points no set. Já no último game da parcial, ele foi consistente nos ralis e contou com erros de forehand de seu adversário para voltar a quebrar.

Cada vez mais confiante, Monteiro voltaria a sacar bem no quarto set. Cinco de seus 13 aces na partida foram nesta parcial. Novamente ele não enfrentou break-points e cedeu só cinco pontos no saque. Com novas quebras, consolidou sua vitória inédita no Grand Slam nova-iorquino.

Aliassime também larga bem
Possível rival de Monteiro ou Khachanov na terceira rodada do US Open, o canadense Felix Auger-Aliassime estreou com vitória em quatro sets. O número 8 do mundo venceu o suíço Alexander Ritschard por 6/3, 6/4, 3/6 e 6/3. Seu próximo rival virá será o jovem britânico de 20 anos Jack Draper, que venceu o finlandês Emil Ruusuvuori por 6/4, 6/3 e 6/3.

Comentários