Notícias | Dia a dia | US Open
Serena brilha na estreia e desafia a nº 2 do mundo
29/08/2022 às 22h15

Serena prolonga sua carreira e agora encara Anett Kontaveit em Nova York

Foto: USTA

Nova York (EUA) - Com todo o cenário montado para uma grande festa, Serena Williams iniciou a caminhada no último US Open de sua carreira profissional com uma importante vitória. Seis vezes campeã em Nova York e vencedora de 23 títulos de Grand Slam, Serena estreou vencendo a montenegrina Danka Kovinic, 80ª do ranking, por duplo 6/3 em 1h39 de partida nesta segunda-feira.

Com o resultado, Serena adia a despedida oficial das quadras e terá um jogo duro na segunda rodada do torneio. A ex-número 1 desafia a atual vice-líder do ranking Anett Kontaveit. A estoniana venceu a romena Jaqueline Cristian, 77ª colocada, por 6/3 e 6/0. Serena, de 40 anos, e Kontaveit, de 26 anos, ainda não se enfrentaram pelo circuito profissional.

Anunciada no estádio como A Maior de Todos os Tempos quando entrou em quadra no Arthur Ashe Stadium, Serena mais uma vez lançou moda, com um vestido inspirado nas patinadoras do gelo, com diamantes espalhados pela roupa, calçados e cabelos da tenista.

Já sua filha Olympia, que completa 5 anos na próxima quinta-feira, usava contas no cabelo, no mesmo estilo que foi consagrado pelas irmãs Williams no começo de suas trajetórias no tênis.

Ovacionada pelo público de 24 mil pessoas, que lotava as arquibancadas, Serena foi vista de perto por lendas do tênis como Martina Navratilova e Billie Jean King, personalidades do esporte como Mike Tyson e Lindsey Vonn, o ex-presidente Bill Clinton, a cantora Beyoncé, a editora de moda Anna Wintour e figuras do cinema como o diretor Spike Lee e as atrizes Queen Latifah e Rebel Wilson. 

Segundo a organização do torneio, haviam dois roteiros na programação de eventos pós-jogo, um para o caso de vitória de Serena, como de fato aconteceu, e outro para uma eventual derrota da ex-número 1 do mundo, o que marcaria sua despedida em definitivo do US Open. 

Com algumas oscilações no início da partida, Serena fez duas duplas faltas no game de abertura, mas reverteu um 15-40 e fechou o game com dois aces. A norte-americana conseguiu uma quebra e abriu 2/0 no placar, mas permitiu a virada a Kovinic, que venceu três games seguidos. Até aquele momento, Serena já havia sofrido duas quebras e enfrentado seis break-points.

O empate viria no game seguinte. Quando a montenegrina estava a um ponto de fazer 4/2 no placar, Serena acertou um winner com o backhand na paralela. Uma bola milimétrica. E pouco depois, a tenista da casa devolveu a quebra. A hexacampeã ganhou confiança e venceu oito pontos seguidos para fazer 5/3. Sacando para o set, enfrentou mais quatro break-points, e novamente o saque foi determinante para que ela vencesse o set. Serena terminou a parcial com seis aces e escapou de oito dos 10 break-points que enfrentou.

Cada vez mais confiante em seu saque, Serena não correu mais riscos no segundo set e cedeu apenas três pontos em seus games de serviço. Ela também já se sentia mais à vontade no jogo de fundo, se movimentava bem, e exibia bom repertório que vinha desde slices e bolas curtas, até mesmo alguns golpes com spin mais alto. Com pressão constante sobre o saque da adversária, ela conseguiu duas novas quebras na reta final da partida e foi ovacionada também na saída de quadra, recebendo ainda mais homenagens por sua vitoriosa carreira.

Na saída de quadra, recebeu homenagens de Billie Jean King, deu entrevistas em quadra com a presença do marido, o empreendedor Alexis Ohanian e a filha. Houve ainda uma surpresa para Serena, um mosaico formado pelo público nas arquibancadas com a mensagem: "Nós te amamos, Serena".

Comentários