Nova York (EUA) - Saque potente e preciso nos momentos importantes e cabeça fria para encarar as longas trocas de bola foram os pontos mais positivos na vitória desta segunda-feira no US Open, na avaliação do próprio Thiago Monteiro. Ele superou o também canhoto Alex Molcan, eslovaco que é 40º do mundo, por 3 sets a 1.
"Foi uma partida muito positiva", festejou o número 1 brasileiro. "Muito feliz pela vitória e também pela capacidade mental que apresentei no jogo inteiro. Isso mostra uma evolução nessa parte. Era um jogo muito complicado contra um cara muito sólido e que tinha feito uma boa campanha aqui no ano passado, então precisei ficar focado".
Esta foi a primeira vitória de Monteiro em cinco participações no US Open. "Apesar de ter deixado escapar o segundo set, eu sabia que era necessário me tranquilizar e que estava dominando a maioria dos ralis. Consegui usar muito bem o meu saque hoje e também fui agressivo nos momento em que precisei ser, além de ter aproveitado as minhas chances. Tive momento complicados, mas me mantive firme. Aí acho que ele baixou um pouco e eu fui conseguindo ficar cada vez mais consistente".
Seu adversário de quarta-feira será o ex-top 10 Karen Khachanov. "Vai ser duro. O Khachanov é um cara que vem muito bem também. Agora é aproveitar o dia livre para ajustar as coisas que não fiz tão bem". eles se enfrentaram duas vezes no circuito, ambas com vitória do russo.