Notícias | Dia a dia | US Open
Petkovic se emociona em seu último Slam da carreira
30/08/2022 às 18h46

Petkovic ainda considera a chance de jogar mais um torneio na Europa

Foto: Jimmie48/WTA

Nova York (EUA) - Uma das jogadoras mais carismáticas e irreverentes do circuito nos últimos anos, Andrea Petkovic fez sua última participação em um Grand Slam. A alemã de 34 anos e ex-top 10 aparece atualmente apenas no 104º lugar do ranking e foi superada na primeira rodada do US Open pela suíça Belinda Bencic, número 13 do mundo, que marcou as parciais de 6/2, 4/6 e 6/4 em 2h14 de partida. Bencic agora enfrenta a romena Sorana Cirstea, que bateu a alemã Laura Siegemund por duplo 6/4.

Existe a possibilidade de este ter sido o último jogo da carreira profissional de Petkovic, mas ela ainda considera a opção de jogar mais um evento, que seja mais próximo de casa. "Estou deixando a opção em aberto para adicionar outro torneio na Europa, que é um pouco mais próximo da minha família e amigos, mas geralmente, este aqui é meu último torneio", disse a alemã antes do US Open.

Depois de Bencic dominar o primeiro set com duas quebras, fazer 11 a 2 em winners, e só enfrentar um break-point, Petkovic reagiu a partir da segunda parcial. Mais agressiva, ela conseguiu pressionar o saque da adversária com mais frequência, abriu 4/1, cedeu o empate no oitavo game, mas voltou a quebrar na reta final do set. Já na parcial decisiva, Bencic sacou muito bem e só perdeu dois pontos em seus games de serviço, aproveitando o único break-point que teve para chegar à vitória.

"Eu estava realmente devastada nos últimos cinco dias e basicamente chorando a cada treino. Quando ganhei meu primeiro game, fiquei muito feliz porque honestamente pensei fosse perder por 6/0 e 6/0 hoje. Belinda é uma grande jogadora e você tem que trazer uma certa qualidade para a partida", disse a alemã aos jornalistas após a partida desta terça-feira.

"Depois que ganhei aquele game e me acomodei e comecei a me sentir bem e a jogar melhor. Então, eu me lembrei de todas as qualidades que eu tinha. Fiquei feliz que acabou assim, contra a Belinda, alguém que eu amo e respeito muito. Também fico feliz porque pude trazer para minha última partida tudo o que fiz na minha carreira, que foi jogar com garra e tenacidade, com muito respeito pelo esporte e por minhas adversárias. Eu me pergunto como a Serena conseguiu ganhar o jogo de estreia ontem. Talvez possamos conversar após o torneio".

Petkovic ganhou sete títulos no circuito da WTA desde sua temporada de estreia profissional em 2006. Em 2011, após chegar às quartas de final tanto na Austrália e quanto no US Open, ela alcançou seu melhor ranking da carreira, ao atingir o nono lugar. Já em 2014, foi semifinalista de Roland Garros e fez parte da equipe alemã que foi finalista da Fed Cup, sendo superada apenas pelo forte time da República Tcheca, em Praga. Seu título mais recente na WTA foi no ano passado, em Cluj-Napoca, na Romênia.

A alemã acumulou 518 vitórias na carreira profissional e uma premiação superior a US$ 8,7 milhões. Sempre muito articulada em suas entrevistas e interessada em temas como arte, política e literatura, Petkovic também era reconhecida por seus vídeos divertidos nas redes sociais e pelas dancinhas que fazia na quadra para comemorar as vitórias. A alemã também trabalhou como comentarista de TV e publicou seu primeiro livro "Entre Glória e Honra está a Noite" em 2020.

Comentários