Notícias | Dia a dia | US Open
Serena faz grande partida e derruba nº 2 do mundo
31/08/2022 às 22h50

A vencedora de 23 títulos de Grand Slam voltou a brindar o público com um belo tênis

Foto: Divulgação

Nova York (EUA) - Maior estádio de tênis do mundo, o Arthur Ashe Stadium teve mais uma noite com atmosfera eletrizante, proporcionada pelos 24 mil torcedores nas arquibancadas. Mais uma vez, o público compareceu em peso para o que poderia ser a despedida de Serena Williams do US Open. A hexacampeã do torneio e vencedora de 23 títulos de Grand Slam teve pela frente a estoniana Anett Kontaveit, número 2 do mundo, e precisou jogar em alto nível para superar esse desafio. Serena marcou as parciais de 7/6 (7-4), 2/6 e 6/2 em 2h26.

Aos 40 anos, Serena já anunciou que está pronta para encerrar sua trajetória como tenista profissional e tem recebido justas homenagens deste então. Assim como já havia acontecido na partida de estreia, em que venceu a montenegrina Danka Kovinic por duplo 6/3, a norte-americana foi anunciada como 'A Maior de Todos os Tempos' quando entrou no estádio. E novamente, muitas celebridades acompanharam a partida de perto, como o diretor de cinema Spike Lee, o cantor Seal, e a lenda do golfe Tiger Woods.

Vencedora de sete títulos de Grand Slam em simples, Venus Williams também compareceu ao estádio. Venus e Serena estão escaladas para a rodada noturna do Arthur Ashe Stadium nesta quinta-feira. Elas enfrentarão as tchecas Lucie Hradecka, veterana de 37 anos, e Linda Noskova, jovem de apenas 17 anos.

Superada por Serena nesta quarta-feira, Kontaveit ainda segue em busca de seu primeiro troféu de Grand Slam. A estoniana de 26 anos viveu uma grande temporada no ano passado, quando conquistou quatro títulos e chegou à decisão do WTA Finals. Em 2022, foi campeã em São Petersburgo e vice no WTA 1000 de Doha e também no saibro de Hamburgo. Na corrida para o Finals deste ano, a estoniana está apenas no 14º lugar.

A próxima adversária de Serena em Nova York será contra a australiana Ajla Tomljanovic, 46ª do ranking, que venceu a russa Evgeniya Rodina por 1/6, 6/2 e 7/5. O confronto marcado para a próxima sexta-feira será inédito no circuito.

Em um primeiro set com mais de uma hora de duração, Serena apresentou um ótimo nível de tênis. Ela conseguia se defender bem nos ralis de fundo e colocar pressão constante sobre os games de saque de Kontaveit. A estoniana tentava ser agressiva e atacar as paralelas, mas cometia alguns erros não-forçados na definição dos pontos que a deixavam em risco o tempo todo.

Ao todo, foram seis break-points para Serena em todo o primeiro set. E a norte-americana conseguiu a primeira quebra da partida para fazer 5/4. Sacando para fechar, teve um momento de oscilação. Ela chegou a salvar um break-point com ace, mas permitiu o empate. O tiebreak vinha sendo amplamente dominado pelas sacadoras até o 4-3 para a tenista da casa. Então, Kontaveit dependeu de um segundo serviço e se permitiu ser atacada. Na tentativa de mudar a dinâmica do ponto, a estoniana arriscou uma curta e não teve sucesso. Na sequência, Serena disparou dois ótimos saques e fechou o set.

A segunda parcial começou com vantagem para Kontaveit, que logo de cara conseguiu uma quebra e depois ampliou a vantagem para 3/0. Serena devolveu uma das quebras, mas vinha com altos e baixos em seus games de serviço e sofrendo mais quando dependia do segundo saque. A estoniana pegou o tempo de bola nas devoluções e quebrou de novo para fazer 4/1. Ela se aproveitou da queda de intensidade de Serena para dominar o segundo set e empatar a partida.

Serena foi ao vestiário no intervalo entre os sets. Na volta, apostou em uma tática bastante agressiva, encurtando os pontos e colocando pressão desde as devoluções. Ela abriu 2/0 e ainda teve um 40-0 no terceiro game da parcial. Kontaveit devolveu a quebra, mas Serena continuou fiel à sua tática. A ex-número 1 se manteve agressiva, sacou muito bem e devolveu melhor ainda, e subiu o nível nos momentos mais importantes para conquistar mais uma vitória grandiosa em sua carreira.

Comentários