Notícias | Dia a dia | US Open
Monteiro tira um set, mas não segura Khachanov
01/09/2022 às 00h19

* atualizado às 0h19 com adversário

Nova York (EUA) - O número 1 nacional Thiago Monteiro conseguiu tirar um set do ex-top 10 Karen Khachanov, mas isso não foi o bastante para segurar o habitual estilo de bolas muito pesadas do russo, que sacou quase sempre muito bem. O canhoto cearense caiu assim na segunda rodada do US Open, ao ser superado com as parciais de 6/3, 6/3, 5/7 e 6/4.

Monteiro nunca havia vencido uma partida na chave principal do Grand Slam norte-americano, mas desta vez passou muito bem pelo eslovaco Alex Molcan. Atual 67º do ranking, ele poderá herdar três posições ao final do torneio, mas ainda está inscrito no challenger de Sevilha, a ser disputado na próxima semana. Ele acaba de atingir sua mais alta classificação da carreira, com o 62º posto.

Khachanov, por sua vez, nunca atingiu as oitavas de final do US Open, tendo perdido na terceira rodada em 2018 e 2020. Seu adversário de sexta-feira será o canhoto americano Jack Draper, que surpreendeu o cabeça 6 Felix Auger-Aliassime, por triplo 6/4. Número 53 do ranking aos 20 anos, Draper disputa terceiro Grand Slam e primeiro US Open.

Na partida desta quarta-feira, o brasileiro perdeu o serviço de forma precoce, ainda no terceiro game, e terminou o set com apenas um ponto obtido no saque do russo, que obteve uma segunda quebra para fechar a série, num longo game em que Monteiro evitou quatro set-points.

O segundo set foi bem mais equilibrado, principalmente porque Monteiro conseguiu devolver melhor e apertou Khachanov em pelo menos dois games. Também sacou com mais precisão até que, no oitavo game, viu um ótimo desempenho de Khachanov, que quebrou de zero e fechou em seguida.

Monteiro evitou dois break-points no serviço inicial do terceiro set e mais três no sétimo, porém não suportou a pressão e permitiu que Khachanov sacasse para o jogo com 5/4. Aí foi a vez do russo se atrapalhar, permitindo que o brasileiro vivesse seu melhor momento. Venceu três games seguidos, levou para o quarto set e deixou animadíssima a torcida.

O quarto set foi cheio de lances duros e games apertados, mas o brasileiro cometeu dois erros incríveis junto à rede, quando tentou apenas tocar na bola. O primeiro cedeu a quebra no quinto game e o outro impediu o empate por 4/4. Novamente com 5/4 e saque, o experiente russo não vacilou mais.

Comentários