Notícias | Dia a dia | US Open
Coric perde cedo, Cilic enfrenta Evans por oitavas
01/09/2022 às 15h44

Aos 21 anos, Jenson Brooksby tenta repetir as oitavas do ano passado no US Open

Foto: Site oficial

Nova York (EUA) - Depois de uma suadíssima estreia, o campeão de Cincinnati já dava sinais de que não iria longe no US Open e a atuação muito firme do norte-americano Jenson Brooksby, de 21 anos, determinou a queda precoce do croata Borna Coric em Flushing Meadows. O atual 43º do ranking marcou 6/4, 7/6 (12-10) e 6/1, e espera o espanhol Carlos Alcaraz ou o argentino Federico Coria.

Brooksby foi uma das surpresas da nova geração norte-americana no segundo semestre de 2021, com uma série de boas atuações e as oitavas de final do próprio US Open, quando entrou como convidado e eliminou o compatriota Taylor Fritz. Pouco antes, havia feito finais em Newport e Atlanta. Nesta temporada, ganhou três jogos em Indian Wells e Miami, que o mantiveram no top 50.

Coric já havia mostrado falta de confiança na duríssima vitória de estreia, em que o pouco conhecido Enzo Couacaud o levou ao quinto set, tendo sacado para a vitória. O croata venceu cinco cabeças de chave e três top´10 rumo ao inesperado título de Cincinnati há 10 dias, depois de ausência de um ano no circuito por conta de cirurgia no ombro direito.

Na partida desta quinta-feira, Brooksby se aplicou nas trocas de fundo de quadra e mostrou agilidade, força e paciência. Obteve quebra no quinto game, mas precisou salvar dois break-points em seguida e mais dois antes de fechar o set. Cometeu então metade dos erros que o adversário (8 contra 15)

Coric deu a impressão que iria reagir. Subiu de nível, foi mais agressivo e abriu 4/1. Cedeu o empate no oitavo game e falhou nos dois set-points que teve antes do tiebreak. Aí somou uma série de oportunidades, com mais cinco set-points antes de ceder o primeiro ao norte-americano, que não desperdiçou.

Abatido com o momento, foi jogando cada vez pior ao longo do terceiro set, sem capacidade de converter break-points cruciais. O norte-americano errou apenas 16 lances em toda a partida.

Cilic enfrenta Evans
Outro bom jogo está marcado para a terceira rodada masculina do US Open. O campeão de 2014 Marin Cilic superou o canhoto espanhol Albert Ramos, por 6/3, 7/6 (7-4) e 6/3, e enfrentará o habilidosa Daniel Evans, depois que o britânico superou o australiano James Duckworth, 6/3, 6/2, 4/6 e 6/4. O único duelo direto entre eles foi na segunda rodada do Australian Open de 2017, com vitória de Evans.

Cilic esteve ao menos na terceira rodada de todos os US Open que disputa desde 2011, exceto no ano passado, em que nem passou da estreia. Aos 34 anos, ele entrou como 17º do ranking. Esta foi sua 21ª vitória da temporada em 26 jogos. Evans também tem sido consiste em Flushing Meadows. Esta é sua quinta presença na terceira rodada. Ele no entanto só fez oitavas uma vez, em 2021.

Comentários