Notícias | Dia a dia | US Open
Berrettini bate Murray de novo e duela com Fokina
02/09/2022 às 17h03

Nova York (EUA) - O italiano Matteo Berrettini sacou melhor, devolveu com maior agressividade e soube tirar o máximo de seu forehand para marcar sua segunda vitória da temporada em cima do escocês Andy Murray. O cabeça 13 venceu quatro sets bem disputados, com parciais de 6/4, 6/4, 6/7 (1-7) e 6/3, e está nas oitavas pelo quarto ano seguido.

Seu adversário deste domingo na luta por vaga nas quartas do US Open será o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, que precisou de esforço para tirar a surpresa colombiana Daniel Galan, vindo do qualificatório e algoz de Stefanos Tsitsipas, com parciais de 6/4, 5/7, 6/4 e 6/4.

O único duelo entre Berrettini e Fokina foi na segunda rodada do Masters 1000 de Monte Carlo no ano passado e o espanhol levou a melhor, com 7/5 e 6/3.

O italiano havia vencido Murray na recente final de Stuttgart, sobre a grama, e agora lidera o confronto diretopor 3 a 1. Berrettini tem histórico positivo em Flushing Meadows, onde foi semi em 2019 e quartas no ano passado, o que então o garantiu como único jogador de seu país a somar quartas em todos os eventos de Grand Slam.

Em jogo equilibrado no estádio Arthur Ashe, o campeão de 2012 cometeu pequenas falhas nos dois primeiros sets, que determinaram as quebras e a vantagem do adversário. Seu baixo índice de primeiro serviço permitia que Berrettini o colocasse muitas vezes na defensiva. Murray acertou apenas 38% do primeiro saque na segunda série, depois de ter média de 46% no set inicial. Isso dava grande diferença de winners em favor do italiano (19-7 e 12-3 em cada set).

O mesmo problema fez com que Murray jogasse contra a parede todo o terceiro set, cedendo break-points em quatro de seus seis serviços, tendo evitado três no 5/5, dois deles com erros não forçados de Berrettini. O jogo foi para o tie-break e aí o italiano errou demais diante das bolas profundas de Murray. Os dois trocaram quebras no começo do quarto set até que Murray voltou a sacar mal no oitavo game e permitiu que Berrettini finalizasse no seu serviço.

A estatística final mostrou Berrettini com 69% de acerto do primeiro saque, 74% desses pontos ganhos, incluindo 18 aces, números muito superiores aos 53% de Murray, com 68% de sucesso e 5 aces. Em termos de winners, o italiano fez mais do que o dobro: 54 a 24.

Fokina aproveita a chance
O piso duro não é o preferido do espanhol Alejandro Davidovich Fokina, mas ele já esteve nas oitavas do US Open em 2020 e aproveitou a chave favorável até aqui. O jogo contra Galan foi intenso, com muitas trocas de bola e os dois chegaram a um rápido bate-boca na hora de se cumprimentarem, com reclamações do colombiano pela postura sempre exagerada do espanhol.

Aos 23 anos e agora 39º do ranking, Fokina tem seus grandes resultados no saibro. Venceu Novak Djokovic para ir à final de Monte Carlo neste ano e fez quartas em Roland Garros do ano passado. No piso sintético, tem marcas negativas tanto nesta temporada (agora 7 vitórias em 17 jogos) como na carreira (30 em 63).

Comentários