
Nova York (EUA) - Pela quarta vez em cinco dias de US Open, Serena Williams estava em quadra no horário nobre do Arthur Ashe Stadium, abrindo a sessão noturna desta sexta-feira, diante de quase 24 mil pessoas no maior estádio de tênis do mundo. Depois de duas vitórias em simples e de uma derrota na estreia de duplas, ao lado da irmã Venus Williams, a hexacampeã do torneio e vencedora de 23 títulos de Grand Slam foi desafiada pela australiana Ajla Tomljanovic. A partida teve 3h06 de duração e terminou com o triunfo da australiana por 7/5, 6/7 (4-7) e 6/1.
Diante da possiblidade de o jogo marcar a despedida de Serena Williams do tênis profissional, o protocolo das partidas anteriores foi repetido nesta sexta-feira, com o longo vídeo de apresentação para a jogadora de 40 anos, que foi novamente anunciada no estádio como "a Maior de Todos os Tempos". E novamente, ela utilizou seu vestido de gala, cravejado de diamantes, e foi vista de perto por celebridades, como o cineasta Spike Lee e o jogador de futebol americano Russell Wilson. Da família de Serena, estavam Venus, além das também irmãs Lyndrea e Isha, a mãe Oracene, o marido Alexis e a filha Olympia, que completou 5 anos nesta semana.
💙@serenawilliams | #USOpen pic.twitter.com/vFw90FfojL
— US Open Tennis (@usopen) September 3, 2022
Campeã do US Open em 1999, 2001, 2008 e com o tricampeonato entre 2012, 2013 e 2014, Serena Williams fez 21 participações no torneio e chegou pelo menos às oitavas em 19 edições. A última vez que ela havia perdido tão cedo em Nova York foi em 1998, aos 16 anos, em sua temporada de estreia na competição. A algoz na época havia sido a romena Irina Spirlea, então número 8 do ranking.
Algoz de Serena nesta sexta-feira, Tomljanovic está com 29 anos e já disputou quatro finais de WTA, ainda em busca de seu primeiro título. A australiana atingiu o melhor ranking da carreira em fevereiro, quando ocupou o 38º lugar. Na atual temporada, teve dois bons resultados recentes, chegando às quartas de final de Wimbledon e também no WTA 1000 de Cincinnati. Esta é a primeira vez que ela chega às oitavas no US Open em nove participações.
A adversária da australiana nas oitavas será a russa Liudmila Samsonova, 35ª do ranking e que vive grande fase no circuito. Campeã em Washington e Cleveland na preparação para o US Open, a jovem jogadora de 23 anos marcou sua 13ª vitória seguida ao superar nesta sexta-feira a sérvia Aleksandra Krunic por duplo 6/3. Samsonova venceu os últimos 18 sets que disputou no torneio e chega pela segunda vez às oitavas de final de um Grand Slam.
Ajla Tomljanović secures the first set win after rallying from down 5-3 💪 #USOpen pic.twitter.com/tItTxKABsl
— ESPN (@espn) September 3, 2022
Tomljanovic buscou grande virada no primeiro set
Apesar de ter sofrido uma quebra no game de abertura, Serena se recuperou rápido no placar. Primeiro, pressionou nas devoluções e levou a australiana a cometer alguns erros com o forehand. Depois, sacou muito bem e não deu chances, chegando a vencer oito pontos seguidos. A ex-número 1 do mundo viveu, então, seu melhor momento na parcial, com games curtos e mostrando muita confiança em seus golpes. Até saque e voleio ela arriscou. Com uma nova quebra, Serena fez 5/3 no placar.
Sacando para o set, a hexacampeã viveu um momento de oscilação. Foram poucos primeiros serviços em quadra, que possibilitaram à rival ser mais incisiva durante o game. Tomljanovic é uma jogadora muito sólida dos dois lados e não precisava buscar sempre a definição dos pontos para que pudesse conquistar os winners. Mais consistente na reta final do primeiro set, a australiana venceu quatro games seguidos. Nas estatísticas, Serena tinha um winner a mais, 10 a 9, mas cometeu 16 erros contra apenas 9.
Serena abriu 4/0 no segundo set, mas só fechou no tiebreak
SERENA'S RAMPING UP THE ENERGY ⚡ #USOpen pic.twitter.com/bnqfiNTmGv
— ESPN (@espn) September 3, 2022
O segundo set começou com amplo domínio para Serena, que estava muito firme tanto no saque quanto nas devoluções. Ela rapidamente abriu 4/0 no placar. E ainda que Tomljanovic tenha devolvido uma das quebras, a vantagem construída pela norte-americana parecia ser confortável. Quando Serena liderava por 5/2, a australiana encarou um game de saque com 15 minutos de duração e sobreviveu a três set-points para manter o serviço. Na sequência, devolveu mais uma quebra e empatou o set. Na reta final do set, Tomljanovic atacou as paralelas e teve sucesso. Já no tiebreak, Serena abriu 4-1, permitiu a reação, mas venceu um incrível rali com 20 trocas de bola para recuperar a vantagem e fechar o set.
Na abertura do terceiro set, Serena Williams conseguiu uma quebra de serviço e incendiou o público no estádio, mas Tomljanovic buscou o empate logo na sequência. A australiana seguiu jogando firme do fundo de quadra, enquanto Serena até chegava na maioria das bolas. Mas, desequilibrada, cometia erros ou ficava em posições desconfortáveis. A ex-líder do ranking tentava encurtar ao máximo os pontos e eventualmente tinha sucesso, especialmente com as devoluções.
Quando a australiana tinha 5/1 e iria sacar para o jogo, todo o público do estádio se levantou para aplaudir Serena Williams, visivelmente emocionada nos últimos momentos de sua brilhante trajetória no tênis. A multicampeã se recusava a entregar os pontos e conseguiu salvar cinco match-points até que a australiana finalmente conseguisse definir a partida.
Serena disparou 11 aces na partida contra apenas 3 de Tomljanovic e cometeu 7 duplas faltas contra 9 da rival. A norte-americana liderou a estatística de winners por 49 a 32 e cometeu 51 erros não-forçados contra 30 da australiana.