Notícias | Dia a dia | US Open
Sinner vence de virada e encara algoz de Musetti
04/09/2022 às 02h06

Sinner chega às oitavas de final do US Open pelo segundo ano seguido

Foto: Dustin Satloff/USTA

Nova York (EUA) - No encontro entre dois representantes da nova geração do circuito, Jannik Sinner prevaleceu diante de Brandon Nakashima e garantiu seu lugar nas oitavas de final do US Open. O italiano de 21 anos e número 13 do mundo superou o rival, de mesma idade de atual 69º do ranking, por 3/6, 6/4, 6/1 e 6/2 em 3h de partida.

Em sua quarta participação no US Open, Sinner chega pela segunda vez seguida às oitavas, defendendo assim os 180 pontos no ranking que fez no ano passado. Suas melhores campanhas em Grand Slam foram até as quartas, a primeira em 2020 no saibro de Roland Garros, e depois neste ano na Austrália e em Wimbledon.

Havia a possibilidade de um confronto italiano na próxima rodada, mas o adversário de Sinner será o bielorrusso Ilya Ivashka, 73º do ranking, em confronto inédito no circuito. Ivashka, de 28 anos, chega pela primeira vez às oitavas em Nova York depois de vencer Lorenzo Musetti por 6/4, 3/6, 6/2 e 6/3.

A partida que encerrou a rodada de sábado em Nova York começou equilibrada e com games longos. Sinner apostava em seu jogo mais agressivo, enquanto Nakashima tentava ser o mais sólido possível nos ralis de fundo. O italiano chegou a ter três break-points logo no game de abertura, mas foi o tenista da casa quem conseguiu a única quebra do primeiro set, já em sua quinta oportunidade. Com diferença mínima nos winners, 11 a 10 para Nakashima, o número de erros foi determinante, 16 a 10 para Sinner.

O equilíbrio permanecia no segundo set. Sinner foi o primeiro a quebrar e fez 4/1, mas permitiu o empate no oitavo game. Nakashima, que já sofria pressão em seu saque com maior frequência e encarou oito chances de quebra na parcial, salvou quatro set-points quando perdia por 5/4, mas não evitou que o italiano fechasse o set e empatasse a partida.

Sinner começou o terceiro set salvando dois break-points, mas depois assumiu total controle da partida. Ele se aproveitou do fato de Nakashima só ter colocado 50% de primeiros serviços em quadra na parcial para criar mais três break-points e conseguir duas quebras. Ele definiu o set com um ace.

A dinâmica do quarto set foi parecida, mas Sinner já não corria mais risco algum no saque e só perdeu quatro pontos em seus games de serviço. Ele quebrou mais duas vezes e abriu 4/0, rumando tranquilo para vitória. Sinner terminou a partida com 16 aces e fez mais que o dobro de winners em comparação com o rival, 58 a 26.

Cilic vence e vai enfrentar Alcaraz nas oitavas
Campeão do US Open em 2014 e atual 17º do ranking, o croata Marin Cilic garantiu seu lugar nas oitavas de final. O experiente jogador de 33 anos passou pelo britânico Daniel Evans por 7/6 (13-11), 6/7 (3-7), 6/2 e 7/5. Cilic terá um duelo de gerações contra o jovem espanhol de 19 anos Carlos Alcaraz. Atual número 4 do mundo, Alcaraz lidera o histórico por 2 a 1. Quem passar desse jogo pode enfrentar Sinner ou Ivashka nas quartas.

Comentários