Notícias | Dia a dia | US Open
Rublev bate Norrie em sets diretos e vai às quartas
05/09/2022 às 15h21

Nova York (EUA) - Abrindo a segunda-feira, o russo Andrey Rublev se tornou o primeiro quadrifinalista da parte de baixo da chave masculina ao derrotar o britânico Cameron Norrie em sets diretos, fechando o jogo em 2h06, com triplo 6/4. Seu próximo rival sairá do confronto entre o espanhol Rafael Nadal e o norte-americano Frances Tiafoe.

Rublev tentará alcançar as semifinais de Grand Slam pela primeira vez, tendo batido na trave em outras cinco oportunidades, a mais recente delas neste ano em Roland Garros. Ele também fez quartas outras duas vezes no US Open, (2017 e 2020) e uma no Australian Open (2021).

Atual 11 do mundo, o russo 24 anos tem tudo para voltar ao top 10 com a campanha em Nova York. Ele está subindo provisoriamente para o nono lugar e pode chegar à sétima posição se vencer mais uma. Eliminado por Rublev, Norrie está logo à frente na oitava colocação provisória, podendo ainda ser superado pelo algoz no ranking.

O bom desempenho do russo com o saque o ajudou bastante na partida, terminando com 72% de aproveitamento e 11 aces. Ele encarou apenas dois break-points contra e só sofreu uma quebra. Nas devoluções, Rublev também não foi mal, venceu 40% dos pontos e converteu quatro das oito oportunidades de quebra que teve no decorrer do jogo.



A mão descalibrada de Norrie também foi um fator importante para o resultado final. O britânico terminou com 35 erros não forçados, mais do que o dobro dos 17 cometidos por Rublev, que levou a melhor nas bolas vencedoras, com 29 contra 26.

No primeiro set, a definição veio só na reta final com uma quebra do russo no nono e penúltimo game. Já na parcial seguinte, o break veio no começo, no terceiro game, e a vantagem permaneceu até o final. Muito firme em quadra, Rublev bateu o saque de Norrie no quinto game do terceiro set, viu o rival devolver o break em seguida, mas no nono anotou a quebra e fechou o jogo na sequência.

Comentários