Notícias | Dia a dia
Margaret Court: 'Acho que Serena nunca me admirou'
05/09/2022 às 18h35

Londres (Inglaterra) - A lendária tenista australiana Margaret Court, em rara entrevista ao jornal inglês Daily Telegraph, publicada nesta segunda-feira, afirmou que sua admiração por Serena Williams não é retribuída pela americana. Serena disputou a última partida de sua carreira na sexta-feira, possuindo no currículo 23 títulos de Grand Slam, um a menos que Court, que detém o recorde geral para homens e mulheres. "Serena, eu a admirava como jogadora", disse Court ao jornal britânico. "Mas acho que ela nunca me admirou."

Court, atualmente com 80 anos, é pastora de uma igreja protestante em Perth e tornou-se figura polêmica no tênis por causa de seus comentários sobre raça e homossexualidade, incluindo oposição ao casamento gay. Court sente que ela é subestimada no esporte, apesar de seu recorde. "É muito triste, porque grande parte da imprensa e da televisão hoje, principalmente no tênis, não quer mencionar meu nome", disse ela. "É só quando eles precisam, porque eu ainda tenho muitos recordes. Em 2020, eu deveria ir a Wimbledon para o 50º aniversário do meu Calendar Slam. "Mas então a Covid-19 chegou e a honra nunca aconteceu. Em minha própria nação, recebi títulos, mas eles ainda preferem não me mencionar." Ela acrescentou: "Eu estava em Wimbledon este ano e ninguém sequer falou comigo."

No geral, Court ganhou 64 títulos de Grand Slam, incluindo competições de simples, duplas e duplas mistas, em comparação com o número 39 de Williams, no geral. "Os 64 - acho que ninguém vai atingir", disse a australiana, que conquistou seu último grande título de simples em 1973. "Serena jogou sete anos a mais do que eu", disse Court. "Terminei com 30 e poucos anos. As pessoas esquecem que tirei dois anos. Eu me aposentei, como Ash Barty, aos 25 anos, pensando que nunca mais voltaria ao tênis. Casei, tive um filho, mas depois tive um dos meus melhores anos, vencendo 24 dos 25 torneios".

Court comentou que seu histórico depois de se tornar mãe era superior ao da norte-americana. "Voltei depois de dois bebês", disse. "Depois de ter o primeiro filho, ganhei três dos quatro Slam. E Serena não ganhou um Slam desde que ela teve sua filha".

Court também disse que jogar em sua época era mais difícil. "Como amadores, tínhamos que jogar toda semana, porque não tínhamos dinheiro. Agora, eles podem decolar quando quiserem, voar de volta quando quiserem".

“Nós podíamos chegar a ficar afastadas por 10 meses. Por isso me aposentei pela primeira vez em 1965, porque costumava ficar com saudades de casa. Não tínhamos psicólogos ou treinadores conosco. Era um mundo totalmente diferente. Isso é o que me decepciona - que os jogadores de hoje não honrem o passado do esporte".

Comentários