Nova York (EUA) - No encontro entre duas ex-líderes do ranking mundial, Karolina Pliskova prevaleceu diante de Victoria Azarenka para chegar novamente às quartas de final do US Open. A tcheca venceu uma disputa com 3h02 de duração com parciais de 7/5, 6/7 (5-7) e 6/2. Esta foi a quinta vitória de Pliskova em nove jogos contra Azarenka no circuito.
Ainda em busca de seu primeiro título de Grand Slam, Pliskova já foi finalista em Nova York em 2016. A experiente jogadora de 30 anos também havia chegado às quartas em outras três oportunidades, em 2017, 2018 e no ano passado.
🇨🇿 Karolina Pliskova is into back-to-back quarterfinals in New York!@KaPliskova | #USOpen pic.twitter.com/z2cV4ICYNh
— US Open Tennis (@usopen) September 5, 2022
"Ela é uma grande jogadora e já venceu muitos torneios, especialmente nas quadras duras, onde o jogo dela é muito perigoso. A partida foi muito difícil, com games longos. Mas fico muito feliz por ter ficado no jogo depois do segundo set e vencido", disse Pliskova, que agora espera pela vencedora entre a norte-americana Danielle Collins e a bielorrussa Aryna Sabalenka.
"Já tive muitos altos e baixos na minha carreira. Felizmente, nesse verão americano, eu fiz algumas boas partidas e estou me sentindo melhor e mais confiante em quadra. Estou me movimentando melhor, meu saque está funcionando, e isso faz com que eu tenha chances contra qualquer adversária", acrescentou a tcheca, que aparece atualmente no 22º lugar do ranking.
Apesar de ter enfrentado break-point logo no game de abertura, Pliskova foi a primeira a quebrar e abriu 3/0 no placar. No encontro entre duas jogadoras agressivas e de golpes potentes, as trocas de liderança foram frequentes. Azarenka buscou o empate no sexto game e voltaria a quebrar para fazer 5/4. Sacando para fechar, ela teve dois set-points, mas teve o serviço quebrado com uma dupla falta.
As oportunidades perdidas custaram caro para Azarenka no fim do primeiro set. Com o placar empatado por 5/5, ela fez um game muito ruim e cometeu quatro erros para ceder a virada. Ao mesmo tempo, Pliskova ganhou confiança, quebrou de novo com três winners no game e venceu a parcial em seu saque logo depois.
O segundo set teve apenas uma quebra para cada lado, embora tenham sido disputados 12 break-points. Novamente, Azarenka foi a primeira a abrir vantagem. Ela chegou a liderar por 4/2, mas permitiu o empate no oitavo game. Mas quando a tcheca ficou a um game da vitória, liderando por 5/4 e 6/5, a bielorrussa fez dois ótimos games de serviço. Ela forçou o tiebreak e conseguiu fechar a parcial.
Mas no terceiro set, o domínio foi total para Pliskova. Muito mais firme no saque e nos golpes de fundo, a tcheca não enfrentou break-points. Já a bielorrussa, que vinha sofrendo muito com o toss, teve o serviço ameaçado em três games distintos, permitindo duas quebras à tcheca. Pliskova fez 53 winners contra 46 de Azarenka, e cometeu 36 erros, diante de 39 da rival.