Notícias | Dia a dia | US Open
Sinner avança e agora soma quartas em todos Slam
06/09/2022 às 01h06

Nova York (EUA) - Apesar de ter saído atrás do quinto set, o italiano Jannik Sinner justificou seu favoritismo sobre o bielorrusso Ilya Ivashka, que é o atual 73º do mundo, e avançou para as quartas de final do único torneio de Grand Slam em que ainda não havia ido tão longe. A vitória foi duríssima, com quase quatro horas de muito esforço e parciais de 6/1, 5/7, 6/2, 4/6 e 6/3.

Ele aguarda agora o vencedor da partida em andamento entre o espanhol Carlos Alcaraz e o croata Marin Cilic. Caso o número 4 confirme, será o quinto confronto, com duas vitórias para cada lado. O espanhol ganhou em nível challenger em 2019 e repetiu no Masters de Paris, mas o italiano venceu as duas mais recentes, em Wimbledon e em Umag dos últimos dois meses.

Aos 21 anos, Sinner é agora o mais jovem tenista a atingir quartas em cada um dos quatro Grand Slam desde Novak Djokovic, entre 2007 e 2008. Neste ano, fez isso no Australian Open e em Wimbledon, além das oitavas em Roland Garros. Ele já havia chegado às quartas em Paris em 2020.

Como Matteo Berrettini se classificou na véspera, agora existem dois italianos nas quartas de um Slam pela segunda vez na Era Profissional e de forma inédita na centenária história do US Open. Paolo Bertolucci e Adriana Panatta foram quartas de Roland Garros em 1973 e os mesmos Berrettini e Sinner o fizeram no Australian Open de janeiro.

Quinto jogador com mais vitórias na temporada, agora com 42, Sinner teve altos e baixos evidentes ao longo da partida desta noite contra Ivashka. Começou muito bem com o saque, mas depois insistiu nas trocas de bola e acabou perdendo consistência, tendo cometido sete duplas faltas e jogado com apenas 43% do primeiro saque. Ainda assim liderou por 3/1 e 4/2, antes de ceder empate no oitavo game e perder o set numa longa batalha.

O bielorrusso já começava a sentir desgaste e foi facilmente dominado outra vez pelo italiano. Pediu atendimento médico e se soltou mais, porém o jogo seguia com longas trocas de bola. Ivanshka fez 3/1, Sinner reagiu em seguida e viu o adversário fazer um esforço incrível para elevar o nível e levar ao quinto set. Aí Ivashka chegou a abrir 3/1 antes que o físico acabasse de vez e ele perdesse os cinco games seguintes.

Comentários