Notícias | Dia a dia | US Open
Jabeur vence e será 1ª africana numa semi de US Open
06/09/2022 às 18h01

Jabeur voltará ao top 3 da WTA e tem chance de terminar o torneio na vice-liderança do ranking

Foto: Garrett Ellwood/USTA

Nova York (EUA) - Habituada a quebrar várias barreiras para as tenistas árabes e africanas nos últimos anos, Ons Jabeur voltou a fazer história nesta terça-feira. A tunisiana garantiu vaga na semifinal do US Open e se torna a primeira jogadora do continente africano a chegar tão longe no torneio na Era Aberta. Ela superou nas quartas a australiana Ajla Tomljanovic por 6/4 e 7/6 (7-4) em 1h40 de partida.

Até então as melhores campanhas das mulheres africanas no US Open haviam sido as quartas de final de Maryna Godwin em 1968 e de Amanda Coetzer em 1994, 1996 e 1998. Finalista de Wimbledon e atual número 5 do mundo, a tunisiana de 28 anos já voltará ao top 3 e pode até terminar o torneio na vice-liderança do ranking, dependendo dos resultados de suas concorrentes diretas.

A adversária de Jabeur na semifinal do US Open virá da partida entre a norte-americana Coco Gauff, 12ª do ranking, e a francesa Caroline Garcia, 17ª colocada, que se enfrentam às 20h (de Brasília) desta terça-feira. Ela tem duas vitórias e três derrotas contra Gauff no circuito. Já diante de Garcia, a tunisiana venceu os dois duelos anteriores.

Já Tomljanovic tentava alcançar sua primeira semifinal de Grand Slam e vencer o sétimo jogo contra top 10 da carreira. A australiana de 29 anos e 46ª do ranking já havia alcançado as quartas de final de Wimbledon nos últimos dois anos. Uma de suas vitórias em Nova York foi sobre Serena Williams, na terceira rodada, em jogo que marcou a despedida da ex-número 1 do mundo e campeã de 23 títulos de Grand Slam. Ela também acabou com a série invicta da russa Liudmila Samsonova, que estava há 13 jogos sem perder e venceu dois torneios preparatórios.

Apesar de não ter utilizado tantos drop-shots, seus golpes mais característicos, Jabeur foi superior durante o primeiro set. Ela fez o triplo de winners que Tomljanovic, 15 a 5, e venceu 9 dos 12 pontos que disputou na rede. A tunisiana abriu 3/1 no placar, permitiu o empate no sexto game, mas voltaria a quebrar logo na sequência e não teria mais o saque ameaçado até o fim do set.

Jabeur também abriu 2/0 no segundo set, mas permitiu a reação da rival. A tunisiana estava muito vulnerável quando dependia do segundo serviço, e com isso Tomljanovic vinha sendo bastante agressiva nas devoluções e se sustentando melhor nos ralis de fundo. Com três quebras na parcial, a australiana chegou a liderar por 5/3, mas não aproveitou a chance de sacar para o set.

A definição ficou para o tiebreak, que começou equilibrado até o 2-2. Uma dupla falta da australiana colocou Jabeur em vantagem. Tomljanovic tentou jogar com mais risco, mas não conseguiu igualar a disputa. A tunisiana sacou muito bem e fechou a partida em sets diretos. A tunisiana fez 29 a 12 nos winners e cometeu 30 erros contra 24 da rival.

Comentários