Notícias | Dia a dia
Venus erra demais e cai nas quartas em San José
04/08/2018 às 01h04

Venus cometeu 43 erros em partida de dois sets contra Sakkari

Foto: Arquivo

San José (EUA) - Em uma jornada pouco inspirada, Venus Williams se despediu nas quartas de final do WTA Premier de San José. A ex-número 1 do mundo cometeu 43 erros não-forçados nesta sexta-feira e caiu diante da jovem grega de 23 anos e 49ª colocada Maria Sakkari, que marcou as parciais de 6/4 e 7/6 (7-2) em 1h47 de partida.

A eliminação de Venus Williams encerra a participação das quatro campeãs de Grand Slam do torneio. Garbiñe Muguruza sequer entrou em quadra, por conta de uma lesão no braço direito, Serena Williams perdeu na primeira rodada para Johanna Konta, enquanto Venus e a bielorrussa Victoria Azarenka caíram nas quartas de final.

Por sua vez, Sakkari ganhará terreno no ranking. A campanha até a semifinal rende 185 pontos à grega, que se aproxima da melhor marca da carreira, que foi o 33º lugar alcançado em junho último. Se for finalista, ela reberá 305 pontos e certamente irá superar essa marca. 

Filha de Angeliki Kanellopoulou, que foi 43ª do mundo em abril de 1987, Sakkari tem o segundo melhor ranking da história do tênis feminino grego. Ela é superada apenas por Eleni Daniilidou, que foi 14ª colocada em 2003.

Sakkari terá às 23h (de Brasília) deste sábado um confronto inédito contra a norte-americana Danielle Collins, 42ª do ranking. As duas buscam vaga na primeira final de WTA de suas carreiras. A outra semifinal começa às 17h e envolve a belga Elise Mertens, número 15 do mundo, e a 24ª colocada romena Mihaela Buzarnescu. Dona de três títulos na temporada e quatro na carreira, Mertens é a mais jovem das semifinalistas com 22 anos, mas a única que já venceu torneios da WTA.

O começo de partida foi animador para Venus, que confirmou seus dois primeiros games de saque com facilidade e ainda conseguiu uma quebra para liderar por 3/0. Entretanto, a dinâmica da partida mudou muito rápido. Com poucos primeiros saques em quadra e frequentes erros não-forçados, a norte-americana venceu apenas dois pontos nos quatro games seguintes e permitiu a virada à rival. Ao fim do primeiro set, Venus tinha apenas dois winners e 17 erros não-forçados.

O segundo set teve mais altos e baixos e games longos. Sakkari estava cada vez mais confortável para atacar o segundo saque de Venus para vencer 11 dos 16 pontos jogados nessas condições. A norte-americana começou vencendo por 2/0, mas foi quebrada em seus dois games de saque subsequentes cometendo duplas faltas nos break points.

Venus reagiu na partida ao impor um jogo bastante agressivo do fundo de quadra para vencer três games seguidos e liderar por 5/3, mas sacou muito mal no momento em que poderia fechar o set. Sempre tentando ter o controle das ações do fundo de quadra, a ex-número 1 do mundo dominava os ralis, mas dava pontos de graça com erros de forehand e perdeu dois set points antes do empate por 5/5.

Foi a deixa para que Sakkari ganhasse confiança na partida. Com um game limpo, a grega distribuiu winners para quebrar mais uma vez o saque da jogadora da casa. Mesmo sem conseguir fechar o jogo em seu saque, Sakkari conseguiu manter o bom momento para dominar o tiebreak. Venus fez apenas 18 winners na partida, contra 21 da grega, que terminou o jogo com 30 erros.

Comentários
Loja TenisBrasil
Mundo Tênis