Notícias | Dia a dia | US Open
'Aprendi como jogar cinco sets', comemora Ruud
10/09/2022 às 08h56

Nova York (EUA) - Apesar de estar na lista dos candidatos a assumir a liderança do ranking desde o começo do US Open, o norueguês estava bem abaixo nas cotações para chegar na final de Flushig Meadows, especialmente diante do piso veloz desta edição. Ele no entanto bateu jogadores teoricamente favoritos, como Matteo Berrettini e Karen Khachanov, e chegou lá.

"Durante Roland Garros, deu um clique e senti como se eu tivesse finalmente entendido qual a melhor forma de jogar cinco sets", afirmou ele. "Entendi como é tão diferente de se jogar melhor de três sets, de como isso geralmente é um jogo muito mais longo, que você pode deixar um set ir embora para guardar alguma energia para depois. Acho que fiquei maduro nesse aspecto".

Ruud é o primeiro tenista fora do chamado 'Big 4' a atingir duas finais de Grand Slam em pisos distintos numa mesma temporada, desde 2004. Caso atinja o título, será aquele a dar o maior salto para o número 1 desde a criação do ranking, já que entrou no US Open como sétimo colocado.

Sobre a partida decidida em quatro sets contra Khachanov nesta sexta-feira, ele admitiu que havia muito nervosismo mas que soube administrar isso bem. "O tênis é tanto psicológico como físico e por vezes a gente atua como se estivesse com boa compostura, mas a verdade é que por dentro sentimos muito diferente. Existe uma certa teatralidade no esporte, nem sei dizer como sou capaz disso".

Ele considerou sua atuação na semifinal muito boa. "Foi outro grande jogo da minha parte. Estávamos nervosos no começo da partida, com altos e baixos, mas era natural porque se tratava do maior jogo de nossas carreiras. Felizmente, ganhei o primeiro set e isso me acalmou bastante. Aí joguei de forma fenomenal o segundo e o quarto".

Comentários