Notícias | Dia a dia | US Open
'Quero ficar no topo por muito tempo', diz Alcaraz
11/09/2022 às 23h54

Nova York (EUA) - O espanhol Carlos Alcaraz admitiu ter vivido grandes dificuldades nas últimas semanas para se manter motivado em quadra. Diante da pressão do favoritismo, ele tentou recuperar a alegria de jogar e acha que isso foi o que o levou ao inédito troféu de Grand Slam neste domingo no US Open.

“Eu me superei aqui, joguei grandes partidas de alta intensidade que nunca havia jogado antes", avaliou ele, que fez três partidas seguidas no quinto set e salvou dois match-points nas quartas de final. "Em Montreal e Cincinnati perdi um pouco da minha alegria, senti a pressão. Não fui capaz de sorrir na quadra. Então vim aqui para me divertir, para sorrir e curtir jogar tênis. Eu jogo meu melhor me divertindo. Ganhei este troféu porque fui feliz na quadra".

Ele considera a parte emocional como chave na conquista. “Estou surpreso comigo mesmo pela maneira como resolvi os momentos difíceis, superei os momentos ruins. O nível de mentalidade que demonstrei neste torneio é o que mais me surpreendeu honestamente. Sou um menino que teve dificuldade em manter a regularidade durante todo o torneio e durante a partida. Eu tive que melhorar nisso."

Seu primeiro troféu de Grand Slam, ainda que aos 19 anos, não chegou a ser tão inesperado. “Desde que ganhei em Miami eu achava que era capaz de ter um Grand Slam em minhas mãos. Antes disso, eu pensava que ainda estava crescendo, que poderia ter um bom resultado, mas não vencer. Depois de Miami, no entanto, passei a ganhei grandes jogos seguidos".

Atingir a liderança do ranking ainda adolescente - o primeiro da história desde que o sistema foi criado em 1973 - deixa Alcaraz orgulhoso. "Estou muito feliz por ser o número 1 do mundo. É uma coisa incrível. Nunca pensei que conseguiria algo assim aos 19 anos. Tudo veio muito rápido. Sonhei com isso desde pequeno, desde que comecei a jogar tênis”.

O sonho? Repetir a consistência do chamado Big 3. "Claro que quero mais, quero ficar no top 4 por muitas semanas, espero que por anos. Vou trabalhar muito e lutar por mais títulos como este. Quero estar no topo do tênis por muito tempo, como fez o Big 3, passar tantos anos vencendo tudo e liderando o ranking. Mas para isso você não pode parar. O Big 3 evoluiu ao longo dos anos. Sempre há algo a melhorar. Agora é quando você tem que colocar mais vontade e trabalho”.

Sua promessa é que o novo momento em sua vida não irá mudar sua personalidade e comportamento. "Agora virão muitas coisas que eu nunca imaginei que viriam aos 19 anos, mas como pessoa não vai ser muito difícil para mim ficar com os pés no chão. Serei o mesmo cara. Vou chegar à Espanha e não vou pensar em nada além de comemorar com a família e os amigos".

O tempo de festa e descanso será curto, já que Alcaraz se comprometeu a jogar já no próximo final de semana a fase de grupos da Copa Davis, que será disputada em Valência.

Comentários