Florianópolis (SC) - A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) anunciou, nesta quinta-feira, o lançamento nacional do World Tennis Number (WTN), sistema pioneiro da Federação Internacional de Tênis (ITF) para a criação de uma classificação global da modalidade. O projeto será aplicado inicialmente nas competições infantojuvenis já organizadas pela CBT, com a expectativa de ampliação para outras categorias nas próximas etapas de implementação do WTN no país.
O WTN foi desenvolvido com o intuito de criar a maior comunidade de tênis do mundo. Cada atleta, independentemente do gênero, da idade ou do nível - do amador aos profissionais -, terá associado ao seu perfil um número de classificação que irá variar do 40 (iniciantes) até o 1 (melhores do mundo). Por meio desta escala em constante atualização, será possível para todos os tenistas encontrarem adversários ideais dentro de quadra.
"Nós vemos o World Tennis Number como uma forma de conectar milhões de tenistas ao redor do mundo. Se você viaja para outro local e procura por um adversário, por meio do WTN você será capaz de encontrar alguém do seu mesmo nível, independente de gênero ou idade. Estamos criando uma linguagem universal do tênis para promover ainda mais o esporte", destaca David Haggerty, presidente da ITF. "O Brasil é um dos países líderes neste processo, sendo o primeiro da América do Sul. Estamos muito empolgados para o que está por vir", complementa.
No Brasil, o projeto será inicialmente utilizado com foco nos atletas infantojuvenis. Todos aqueles que participam de competições organizadas pelas entidades oficiais do tênis (ITF, COSAT, CBT, ATP ou WTA) já possuem automaticamente o seu WTN. Importante ressaltar que desde maio o WTN é utilizado pela ITF como o segundo critério para entrada nos torneios ITF Juniors e Seniors.
A CBT promoverá uma palestra sobre o WTN no dia 19 de setembro durante o Campeonato Brasileiro Interclubes em Curitiba, onde os atletas, treinadores e pais poderão tirar suas dúvidas. "Para a CBT, fazer parte da concepção e do lançamento deste projeto desde o início é uma grande honra. É um projeto que surge para unir o esporte por meio de uma grande classificação, quase como se fosse uma rede social do tênis mundial. Temos plena convicção de que em um curtíssimo prazo esse projeto vai surtir efeito, com todos falando a mesma língua e ligados na mesma frequência na modalidade", afirma Rafael Westrupp, presidente da CBT.
Para saber mais sobre o World Tennis Number basta acessar o site oficial da plataforma - www.worldtennisnumber.com.
Palestra WTN – Cesar Kist
Data – 19 de setembro
Local: Clube Curitibano – Sede Lucius Smythe – Salão Gourmet
Horário: 18h30