Notícias | Copa Davis
Monteiro não joga bem, perde e Brasil é derrotado
17/09/2022 às 14h43

Viana do Castelo (Portugal) - Depois de sobreviver na série graças à vitória da dupla, o Brasil acabou superado por Portugal com a derrota de Thiago Monteiro para João Sousa, que não deu chances ao cearense e dominou o placar do jogo do começo ao fim, gastando 1h25 para sacramentar a vitória em sets diretos, com parciais de 6/3 e 6/1.

Sousa se mostrou bastante à vontade em quadra durante toda a partida e logo de cara anotou uma quebra, vencendo os três primeiros games do jogo. Por pouco ele não teve uma arrancada inicial ainda melhor, já que Monteiro salvou um break-point no quarto para assim confirmar o serviço pela primeira vez. O português só foi ameaçado ao sacar para fechar, quando teve dois breaks contra antes de confirmar.

Na segunda parcial, o tenista da casa manteve o embalo e desta vez começou ainda mais arrasador, venceu os quatro primeiros games, com duas quebras seguidas, e deixou encaminhada a vitória. Monteiro chegou a receber atendimento médico logo após perder o saque no terceiro game, mas seguiu em quadra até o final.

O grande dia de Sousa se manteve nos games que se sucederam, ele seguiu firme com as duas quebras de frente, não foi ameaçado no saque e ainda anotou novo break para fechar o jogo e garantir Portugal na disputa da fase qualificatória para as Finais da Copa Davis em 2023. Já o Brasil irá disputar a repescagem para permanecer no Grupo Mundial I no próximo ano.

Monteiro não sacou bem, colocou apenas 44% das primeiras bolas em quadra e venceu só metade dos pontos disputados com o serviço, enquanto do outro lado Sousa venceu 72% dos pontos de saque e teve 80% de aproveitamento com a primeira bola. O português aproveitou quatro dos nove break-points que teve a favor e salvou os dois que teve contra.

Comentários