Notícias | Dia a dia
Ao 17 anos, Fruhvirtova conquista seu primeiro WTA
18/09/2022 às 13h54

Chennai (Índia) - A adolescente tcheca Linda Fruhvirtova fechou com chave de ouro sua grande semana no WTA 250 de Chennai, onde conquistou seu primeiro título neste nível no circuito. Na final deste domingo, a tenista de 17 anos mostrou força e buscou a virada sobre a polonesa Magda Linette, cabeça de chave 3, triunfando com parciais de 4/6, 6/3 e 6/4.

Com 17 anos e 141 dias, Fruhvirtova é a mais jovem campeã da temporada até agora. Ela é a mais jovem a conquistar um título de simples no circuito desde que a norte-americana Coco Gauff venceu o torneio de Parma no ano passado, aos 17 anos e 70 dias.

O título conquistado no piso duro indiano fará a jovem tcheca, que atualmente é a 130ª do mundo, sua melhor colocação no ranking até então, dar uma arrancada incrível, entrando pela primeira vez no top 100. Ela deverá alcançar a 74ª colocação na próxima lista. Do outro lado, Linette voltará ao top 50, saindo do atual 67º posto para o 50º lugar.

Fruhvirtova não começou muito bem e sofreu com o saque no primeiro set, salvando três break-points no terceiro game e mais um no quinto, até ser finalmente quebrada no nono e penúltimo. Só que depois de vence apenas 61% dos pontos de serviço na parcial inicial, ela elevou o nível na segunda e chegou aos 72% de aproveitamento.

No segundo set foi a vez de Linette não ter chances na devolução, sem um break-point sequer a seu favor, e ser ameaçada nos seus games de serviço. Ela evitou três chances de quebra no segundo game, mas no oitavo acabou perdendo o saque para Fruhvirtova, que confirmou em seguida e fechou no segundo set-point que teve, empatando assim o jogo.

A terceira e decisiva parcial foi nervosa, com chances para ambos os lados. Mais experiente, Linette começou melhor, pressionou a rival em seus três primeiros games de saque, conseguindo uma quebra no quarto. Só que os breaks desperdiçados no segundo e sexto games fizeram falta depois, uma vez que Fruhvirtova se recuperou, devolveu a quebra no sétimo e no nono se colocou em vantagem, vencendo cinco games seguidos para ficar com a vitória.

Comentários