Braga (Portugal) - Depois de fazer parte da equipe brasileira que disputou a Copa Davis na última semana, Matheus Pucinelli permaneceu em Portugal para a disputa do challenger de Braga e estreou com vitória. O jovem paulista de 21 anos e 216º do ranking venceu o alemão vindo do quali Jeremy Jahn, 690º colocado, por duplo 6/4 em 1h39 de partida.
Pucinelli marcou sua 14ª vitória em chaves principais de challenger na temporada e a 20ª considerando todos os níveis de competição do circuito, incluindo um triunfo em nível ATP em Santiago. Ele garante 7 pontos na ATP por ter superado a estreia e provisoriamente sobe para o 208º lugar. Seu recorde pessoal é a 204ª posição e uma vaga nas quartas o faria superar essa marca e se aproximar do top 200.
O adversário de Pucinelli nas oitavas de final será o português Nuno Borges, principal cabeça de chave do torneio e 94º do mundo, que venceu o italiano Gian Marco Moroni, 324º do ranking, por 6/3 e 6/4. Pucinelli perdeu o único duelo anterior contra Borges, no ano passado em Kiev.
Diante de um adversário que executa o backhand com apenas uma mão e tentava usar algumas variações no ritmo dos ralis de fundo, Pucinelli começou o jogo sacando bem e passou três games sem ter o serviço ameaçado, aproveitando seu primeiro break-point para conseguir a quebra para abrir 4/2.
Quando já liderava por 5/2, o paulista teve três oportunidades de fechar o set no saque do adversário, mas o alemão confirmou o game. Logo depois, Jahn devolveu a quebra, mas Pucinelli se manteve à frente. Ele atacou o segundo serviço do adversário, contou com três erros de forehand do alemão, e ainda teve boa presença junto à rede no penúltimo ponto da parcial, conseguindo assim uma nova quebra.
Os sacadores protagonizaram quatro quebras seguidas no começo do segundo set. Pucinelli voltaria a quebrar no oitavo game para fazer 5/3. Ele perdeu a chance de sacar para o jogo, mas voltaria a quebrar no último game da partida.