Notícias | Dia a dia
Monteiro vence mais uma e faz quartas em Gênova
21/09/2022 às 16h39

Monteiro sacou muito bem na partida, apesar das condições lentas do torneio

Foto: Arquivo

Gênova (Itália) - Em seu segundo compromisso pelo challenger de Gênova, Thiago Monteiro confirmou mais uma vez o favoritismo e garantiu vaga nas quartas de final do torneio em quadras de saibro na Itália. Cabeça 2 na semana e 66º do mundo, Monteiro superou nesta quarta-feira o búlgaro Dimitar Kuzmanov, 163º do ranking, por 7/6 (7-4) e 6/3 em 1h56 de partida.

O atual número 1 do Brasil enfrenta nas quartas o austríaco Sebastian Ofner, 197º colocado, que venceu o italiano Matteo Gigante por 2/6, 6/1 e 6/3. Será o segundo confronto entre eles, sendo que Monteiro levou a melhor no único duelo anterior, disputado neste ano, em Madri.

A campanha até as quartas de final em Gênova rende 25 pontos na ATP para Monteiro, que tem a defender 80 pontos na semana, pelo título do challenger de Braga do ano passado. O torneio italiano é maior que o disputado em Portugal na última temporada, por isso ele já conseguiria defender 75 pontos se chegar à final e 45 em caso de semi. O cearense de 28 anos atingiu o melhor ranking da carreira no início de agosto, quando ocupou o 62º lugar.

"Venho me adaptando novamente ao saibro e é um torneio difícil, então preciso estar competindo no mais alto nível para somar vitórias", disse Monteiro, que vem da disputa do confronto entre Portugal e Brasil pela Copa Davis, no piso duro. "Fui meio que obrigado a fazer essa transição rápida. Não era o ideal, mas realmente era a única opção de torneio que eu tenho nesta semana. De qualquer forma, é sempre positivo avançar e vou ter um dia para ajustar e poder jogar melhor na sexta-feira".

Em condições lentas, Monteiro venceu sem sofrer quebras

As condições de jogo já eram lentas por ser um torneio disputado no saibro e em uma cidade ao nível do mar, e ficaram ainda mais desafiadoras por conta de a partida ser à noite e com tempo nublado. Tudo isso, somando-se à maior umidade nesse horário, deixou a quadra bastante pesada e propícia aos ralis longos, sem que o saque tivesse tanta influência. Ainda assim, Monteiro conseguiu vencer sem sofrer nenhuma quebra de serviço.

O primeiro set foi inteiramente sem quebras, apesar de Monteiro ter escapado de três break-points e perdido duas oportunidades no saque do adversário. O brasileiro começou o tiebreak perdendo por 2-0, mas depois só perdeu mais dois pontos e se manteve muito firme no saque. Já no segundo set, ele não enfrentou break-points e cedeu apenas quatro pontos nos games de serviço. Monteiro quebrou cedo, fez 3/0, e sustentou a vantagem até o fim.

Comentários