Notícias | Dia a dia
Kvitova joga muito para vencer Serena pela 2ª vez
14/08/2018 às 23h54

Kvitova já havia derrotado Serena no saibro de Madri em 2014

Foto: Divulgação

Cincinnati (EUA) - Um grande jogo de tênis fechou a rodada desta terça-feira pelo WTA Premier de Cincinnati. Bicampeã do evento nos anos de 2014 e 2015, a veterana Serena Williams contou com o apoio da torcida norte-americana para o duelo contra a número 6 do mundo Petra Kvitova. A jogadora da casa foi competitiva do início ao fim, mas não foi suficiente para superar a top 10 thceca, que teve uma excelente atuação e venceu o duelo de 1h58 por 6/3, 2/6 e 6/3.

Esta é apenas a segunda vitória de Kvitova em sete jogos contra Serena. A tcheca também havia levado a melhor no duelo mais recente, disputado no saibro de Madri em 2014. Ainda que Serena tenha liderado a estatística de winners por 27 a 24, a norte-americana também cometeu 36 erros não-forçados contra apenas 22 da vencedora da partida.

Com cinco títulos na temporada, Kvitova vinha de eliminações precoces em Wimbledon e em Montréal. Garantida nas oitavas, a tcheca agora se prepara para enfrentar a francesa Kristina Mladenovic, contra quem tem cinco vitórias e apenas uma derrota. Ex-top 10 e atual 57ª do ranking, Mladenovic avançou ao vencer a eslovaca Viktoria Kuzmova por 6/3 e 6/0.

Com a queda na segunda rodada, Serena encerra sua preparação para o US Open. Atualmente ocupando o 27º lugar do ranking mundial, a veterana de 36 anos estará entre as cabeças de chave do último Grand Slam do ano. Porém, a menos que os organizadores reordenem a lista de cabeças de chave, Serena pode cruzar o caminho de uma das oito principais favoritas já na terceira rodada. Por ter vencido um jogo em Cincinnati, ela recebe 60 pontos no ranking, o que terão pouco efeito sobre sua classificação.

Kvitova já começou a partida confirmando seus dois primeiros games de serviço de zero, enquanto Serena teve trabalho para evitar uma quebra precoce no jogo. A tcheca, entretanto, rapidamente estabeleceu um domínio no set inicial por conta de suas boas devoluções que favoreciam seu jogo agressivo. Ela quebrou o saque de Serena pela primeira vez no quinto game e repetiu a dose quando já vencia por 5/3. Kvitova fez 9 a 6 em winners no set, cometeu só seis erros contra 13 de Serena e cedeu apenas quatro pontos em seus games de serviço.

A reação de Serena veio no início do segundo set. A norte-americana aos poucos encontrava o melhor posicionamento e o tempo para as devoluções, especialmente nos pontos pares dos games. Quando sacava no lado da vantagem, a canhota thceca ainda utilizava bons saques abertos e salvou três break points com aces, mas a pressão exercida por Serena valeu a quebra no quinto break point. Kvitova teve três chances de devolver a quebra no game seguinte, mas não as aproveitou. A vantagem deu ainda mais confiança à ex-número 1 que voltaria a quebrar com um ótimo winner de devolução e forçou o terceiro set. Destaque para o aumento no número de winners da norte-americana, treze no total.

Disputado em altíssima intensidade e com bom nível técnico, o terceiro set teve alternâncias na liderança. Serena largou com uma qubera de vantagem, mantendo o embalo do fim da parcial anterior, mas permitiu a reação imediata a Kvitova. A canhota tcheca seguia fiel à tática agressiva e tentava entrar mais na quadra para tentar definir os pontos com ainda menos trocas de bola.

Num momento em que Serena não colocou tantos primeiros saques em quadra, Kvitova aproveitou a chance para conseguir mais uma quebra. Quando a tcheca sacava para o jogo, a ex-número 1 salvou um match point arriscando tudo na devolução para abrir a quadra e definir o ponto com um forehand. Entretanto, a tcheca não baixou a guarda e se manteve firme no saque para fechar o jogo.

Quem também está nas oitavas é Elina Svitolina. Cabeça 5 do torneio, a ucraniana derrotou a experiente russa Svetlana Kuznetsova por 7/6 (7-1), 4/6 e 6/4. A número 7 do mundo agora espera pela partida entre a convidada de 16 anos Amanda Anisimova e a croata Petra Martic. Nesta terça-feira, Anisimova venceu a húngara Timea Babos por 6/3 e 6/4, enquanto Martic eliminou a cabeça 12 russa Daria Kasatkina por 4/6, 6/4 e 6/3.

Comentários
Loja TenisBrasil
Mundo Tênis