Notícias | Dia a dia
Nadal: 'Uma parte importante de mim vai embora'
24/09/2022 às 00h29

Apesar da rivalidade dentro de quadra, Federer e Nadal são grandes amigos

Foto: Divulgação

Londres (Inglaterra) - Parceiro de Roger Federer na partida que marcou sua despedida do tênis profissional, Rafael Nadal se emocionou bastante ao falar sobre os muitos anos de rivalidade em quadra e amizade fora dela. Federer e Nadal são adversários em quadra desde 2004 e protagonizaram 40 embates no circuito.

"Para mim, foi uma grande honra fazer parte deste momento incrível da história do nosso esporte, depois de termos compartilhado muitas coisas juntos em todos esses anos. Quando Roger sai da o circuito, uma parte importante da minha vida está saindo também, porque foram muitas as situações em que ele esteve ao meu lado ou na minha frente em momentos importantes da minha vida. Então foi emocionante ver a família e todas as pessoas. É difícil de descrever. Foi, sim um momento incrível", disse Rafael Nadal após a partida desta sexta-feira pela Laver Cup.

Federer e Nadal foram superados pelos norte-americanos Jack Sock e Frances Tiafoe por 4/6, 7/6 (2-7) e 11-9 e o espanhol reconhece que mentalmente foi muito difícil manter o foco, especialmente no início da partida. "Eu tenho que dizer que os primeiros dois saques na partida foram super difíceis para mim. Não conseguia fazer o movimento normal. Comecei a me sentir culpado (sorrindo). Eu estava tremendo um pouco. Foi um dia difícil de lidar com tudo, mas no final tudo se tornou super emocionante".

O jogador de 36 anos, cinco a menos que Federer, explica que a relação com o suíço sempre foi respeitosa, apesar da grande quantidade de confrontos em quadra e que a amizade e parceria fora das quadras vieram com o tempo. "Quando eu cheguei ao circuito, Roger estava sempre lá na minha frente. Para mim, ele sempre foi o cara a ser batido. Então, em algum momento, provavelmente fomos os maiores rivais, mas acho que sempre de uma maneira muito boa. Respeitamos muito uns aos outros, assim como as nossas famílias, equipes. Quero dizer, nunca tivemos grandes problemas, não?"

"O nosso relacionamento pessoal, conforme a gente ia ficando mais velho, foi ficando cada vez melhor no dia a dia. Acho que, de alguma forma, temos muitas coisas semelhantes. Abordamos a vida de forma semelhante. Mas em quadra, temos estilos completamente opostos, e é isso que provavelmente torna nossas partidas e nossa rivalidade provavelmente uma das maiores e mais interessantes", avaliou o vencedor de 22 títulos de Grand Slam.

"Mas na vida familiar, na vida pessoal, provavelmente a gente encara a vida não de uma forma parecida. Então, é por isso que podemos confiar um no outro, podemos nos falar com muita frequência e com muita liberdade. Ter alguém como Roger, com quem me sinto confiante para falar sobre qualquer coisa pessoal, é algo que é muito bonito depois de todas as coisas que compartilhamos juntos e todas as coisas importantes que lutamos por tanto tempo. Tenho muito orgulho de fazer parte da carreira dele de alguma forma. E fico ainda mais feliz por terminar essa trajetória como amigos depois de tudo que compartilhamos na quadra como rivais".

Nadal voltará a Espanha após jogo com Federer
A organização da Laver Cup divulgou ainda que Nadal voltará a Espanha neste sábado, por motivos pessoais, e assim não continuará na competição, que vai até domingo. Ele será substituído pelo britânico Cameron Norrie, segundo reserva imediato da equipe. Já Roger Federer dará lugar ao italiano Matteo Berrettini.

Comentários