Notícias | Dia a dia
Pucinelli vence e chega à sua 1ª final de challenger
24/09/2022 às 11h42

O jovem paulista de 21 anos terá o melhor ranking da carreira e será top 200

Foto: Federação Portuguesa de Tênis

Braga (Portugal) - Pela primeira vez em sua carreira profissional, Matheus Pucinelli disputará uma final de challenger no circuito. O jovem paulista de 21 anos marcou sua quarta vitória seguida no saibro de Braga, em Portugal, superando neste sábado o holandês Jelle Sels, 196º do ranking, por duplo 6/2 em 1h28 de partida neste sábado.

Atual 216º do ranking, Pucinelli entrará no top 200 na próxima segunda-feira, superando seu recorde pessoal, que era o 204º posto. Ele está garantindo 50 pontos na ATP pela campanha e se aproxima do 190º lugar. Se for campeão, fará 80 pontos e aparecerá por volta da 175ª posição.

Na temporada, Pucinelli tem agora 17 vitórias em chaves principais de challenger e 23 considerando todos os níveis de competição do circuito, incluindo um triunfo em nível ATP em Santiago. Até então, sua melhor campanha neste ano era a semifinal do challenger de Iasi, na Romênia.

O adversário de Pucinelli na final de Braga será o norte-americano Nicolas Moreno De Alboran, 308º do ranking, que alcança sua segunda decisão de challenger aos 25 anos. O norte-americano veio do quali e superou neste sábado o cazaque Timofey Skatov por 3/6, 7/5 e 6/2.

Pucinelli conseguiu uma quebra logo no game de abertura e dominou o set inicial. Ele não enfrentou break-points e cedeu apenas seis pontos em seus games de saque. Quando colocou o primeiro serviço em quadra, venceu 12 pontos em 13 possíveis, com aproveitamento de 92%.

O segundo set foi um pouco mais equilibrado, apesar de o placar da parcial anterior ter se repetido. A disputa teve alguns games longos até que o brasileiro conseguisse sua primeira quebra e fizesse 3/2 no placar. Na sequência, ele escapou de dois break-points e fechou o game em uma ótima disputa na rede. Pucinelli ganhou confiança, quebrou de zero para ampliar a vantagem e definiu a partida em seu saque.

Comentários