Londres (Inglaterra) - Em seu primeiro jogo nesta edição da Laver Cup, Novak Djokovic não deu sinais de falta de ritmo e venceu com bastante autoridade a partida contra Frances Tiafoe, semifinalista do US Open. O sérvio marcou as tranquilas parciais de 6/1 e 6/3 em apenas 1h12 de partida. E com isso, o Time Europa voltou a liderar a disputa contra o Time Mundo em Londres, agora por 6 a 4.
Djokovic estava sem jogar desde a final de Wimbledon, em 10 de julho. Ele esperava atuar na semana passada pela Copa Davis, mas adiou o retorno, citando razões pessoais. O ex-número 1 do mundo e atual sétimo colocado ficou fora do US Open e dos demais torneios preparatórios para o último Grand Slam da temporada por conta da exigência de comprovante de vacinação contra a Covid-19 para a entrada de estrangeiros no país.
O sérvio terá mais um compromisso em quadra neste sábado pela Laver Cup, desta vez pela partida de duplas. Ele se junta ao italiano Matteo Berrettini para enfrentar o norte-americano Jack Sock e o australiano Alex de Minaur. Enquanto o Time Mundo tenta empatar a série, já que os jogos do segundo dia de evento valem 2 pontos na classificação, o Time europa tenta ampliar a diferença para quatro pontos e ficar mais próximo dos 13 pontos necessários para conquistar o título.
Durante o primeiro set da partida, Djokovic teve um desempenho impecável em saque. Ele venceu todos os 16 pontos jogados em seus games de serviço, tendo colocado ainda 88% primeiro saque na quadra. Com duas quebras, uma delas logo cedo na partida, chegou a vencer cinco games seguidos para fechar a parcial.
A disputa ficou um pouco mais equilibrada no segundo set, em que Djokovic chegou a enfrentar um break-point, mas foi extremamente sólido em um rali de fundo para impedir a quebra. Além disso, o sérvio voltaria a pressionar o serviço de Tiafoe, criando mais quatro oportunidades de quebra e aproveitando duas delas para vencer o jogo.
Despedida de Federer foi um dos momentos mais bonitos, disse o sérvio
"One of the most beautiful moments I've ever experienced in my life for sure."@DjokerNole shares his account of @rogerfederer's final match at the #LaverCup. pic.twitter.com/O5pRq8Xi6o
— Laver Cup (@LaverCup) September 24, 2022
Na entrevista em quadra, Djokovic falou sobre a despedida de Roger Federer na última sexta-fiera e as justas homenagens recebidas pelo suíço. "Eu me sinto muito honrado e privilegiado por estar ao lado de todos os jogadores dos times Europa e Mundo e presenciar esse momento. Foi um dos mais bonitos que já vivi. Eu fiquei mais emocionado quando vi os filhos dele entrando em quadra. Desculpe, Roger, se eu te fiz chorar de novo agora, mas foi um momento muito bonito de ver".
"Os pais dele, que também estão aqui, e a Mirka são parte importante da vida e da carreira dele e sou entendo o Roger porque também sei o que é necessário para estar há tanto tempo no circuito. O tênis é um esporte individual, mas não chegaríamos até aqui sem o apoio das pessoas que amamos".