Braga (Portugal) - Em sua primeira final de challenger na carreira, Matheus Pucinelli ficou com o vice no saibro de Braga, em Portugal. Ele foi superado neste domingo pelo norte-americano Nicolas Moreno de Alboran, 308º do ranking, que marcou as parciais de 6/2 e 6/4 em 1h46 de partida.
Com quatro vitórias e apenas uma derrota na semana, uma delas sobre o cabeça 1 Nuno Borges, Pucinelli recebe 50 pontos na ATP. O jovem paulista de 21 anos iniciou a semana como 216º do ranking e entrará no top 200 na próxima segunda-feira, aparecendo por volta do 190º lugar.
Até então, o melhor resultado de Pucinelli na temporada havia sido a semifinal do challenger de Iasi, na Romênia. Ele tem agora 17 vitórias em chaves principais de challenger e 23 considerando todos os níveis de competição do circuito, incluindo um triunfo em nível ATP em Santiago.
Apesar de Pucinelli ter criado um break-point logo no game de abertura, ele não conseguiu quebrar o serviço do norte-americano em nenhum momento no set inicial. Além disso, Alboran quebrou cedo e largou com 3/0, não tendo o saque ameçado mais nenhuma vez até o fim do set. No último game da parcial, o jovem paulista voltaria a ter o serviço quebrado.
Durante o segundo set, Pucinelli sofreu pressão constante em seus games de saque, chegando a enfrentar 14 break-points ao longo da parcial, oito deles no mesmo game. Ao todo, foram 18 chances de quebra para o norte-americano na partida. Ainda assim, o brasileiro começou à frente no placar e abriu 3/0, mas permitiu o empate no oitavo game.
Pucinelli tentou variar alturas e pesos de bola para não dar ritmo ao norte-americano, que vinha muito confortável nos golpes de fundo e buscava comandar os pontos com o forehand. Quando perdia por 5/4, ele salvou três match-points, um deles com uma curtinha muito bem executada, mas não evitou uma nova quebra de serviço, que definiu o placar.