Tóquio (Japão) - Pela segunda semana consecutiva, a canadense Gabriela Dabrowski conquistou um título de duplas no circuito. Depois de ter atuado ao lado da brasileira Luísa Stefani e vencido o WTA 250 de Chennai no domingo passado, Dabrowski retomou a parceria com a mexicana Giuliana Olmos. Cabeças 2 do torneio, elas venceram a australiana Ellen Perez e a norte-americana Nicole Melichar-Martinez por duplo 6/4 em 1h16 de partida.
Aos 30 anos, Gabriela Dabrowski comemora seu 13º título na carreira e o terceiro na temporada. Além dos dois seguidos nas últimas semanas, ela também foi campeã ao lado de Olmos no WTA 1000 de Madri. Ex-número 4 do mundo, a canadense é a atual 10ª colocada no ranking. Já a mexicana de 29 anos e oitava do ranking conquistou seu quinto troféu no circuito.
Title town: Tokyo 🏆🏆
No.2 seeds @GabyDabrowski & @guguolmos pick up their second trophy of the year with victory at the #TorayPPO! pic.twitter.com/3hVko4FEmq— wta (@WTA) September 25, 2022
Uma das quatro vitórias de Gabriela Dabrowski e Olmos na semana foi justamente sobre Luísa Stefani e a japonesa Ena Shibahara, parceira da brasileira nesta semana em Tóquio. Stefani está retornando ao circuito depois de um ano afastada por lesão e cirurgia de ligamento no joelho. A canadense e a mexicana formam a segunda melhor dupla na corrida por uma vaga no WTA Finals.
Wickmayer vence o primeiro título após ser mãe
O domingo também foi especial para a belga Yanina Wickmayer, que conquistou seu primeiro título desde que se tornou mãe, em abril do ano passado. Wickmayer e a francesa Kristina Mladenovic venceram o WTA 250 de Seul, superando na final as norte-americanas Asia Muhammad e Sabrina Santamaria por 6/3 e 6/2.
Arms aloft 🙌🙌@KikiMladenovic & @yaninawickmaye8 claim the doubles title in Seoul with a 6-3, 6-2 victory over Muhammad/Santamaria!#HanaBankKoreaOpen pic.twitter.com/wZSLxNhESo
— wta (@WTA) September 25, 2022
Wickmayer chegou a ser número 12 do mundo em simples ainda no início de 2010, depois de ter sido semifinalista do US Open no ano anterior. Recentemente, a belga conseguiu furar o quali de simples em Wimbledon para voltar a disputar um Grand Slam. Ela está com 32 anos e ocupa apenas o 460º lugar em simples e a 396ª posição nas duplas. Este é seu terceiro título de WTA nas duplas, além de ter cinco conquistas em simples.
A francesa Kristina Mladenovic tem um extenso currículo de duplas, agora com 27 títulos de WTA. A jogadora de 29 anos e ex-número 1 da modalidade é a atual campeã de duplas em Roland Garros, ao lado de Caroline Garcia, e ocupa o 23º lugar do ranking.