Notícias | Dia a dia
Sabalenka volta a surpreender e desafia Halep na semi
17/08/2018 às 22h13

Sabalenka já eliminou Konta, Pliskova, Garcia e Keys no torneio

Foto: Jimmie48/WTA

Cincinnati (EUA) - A incrível semana de Aryna Sabalenka no WTA Premier de Cincinnati ganhou mais um capítulo nesta sexta-feira. Algoz de Johanna Konta, Karolina Pliskova e Caroline Garcia, a bielorrussa de 20 anos manteve o embalo e eliminou a norte-americana Madison Keys, número 13 do mundo, ao marcar as parciais de 6/3 e 6/4 em 1h16 de partida para garantir vaga na semifinal da competição.

Sabalenka iniciou a semana no 34º lugar do ranking mundial, duas posições abaixo da melhor marca da carreira, alcançada em julho. A campanha até a semi rende 350 pontos em uma semana que a jovem jogadora defendia apenas 20. Dessa forma, ela debutará no top 30 do ranking, podendo alcançar o grupo das vinte melhores do mundo em caso de título.

Ao longo da semana em Cincinnati, Sabalenka conseguiu duas de suas quatro vitórias contra top 10 na carreira, sobre Pliskova e Garcia. Suas outras vítimas no tonreio, Keys e Konta, também já estiveram entre as dez primeiras colocadas. Outra vitória da bielorrussa sobre uma top 10 foi conquistada na semana passada, em Montréal, diante da número 2 do mundo Caroline Wozniacki.

Ainda em busca deu primeiro título de WTA e da quarta final da carreira, Sabalenka terá a missão de parar a número 1 do mundo Simona Halep. A romena levou a melhor no único duelo anterior entre elas, disputado na primeira semana da temporada em Shenzhen.

No duelo entre duas das jogadoras mais agressivas e com maior potência nos golpes de forehand, Sabalenka prevaleceu graças a um jogo muito firme do fundo de quadra e de um bom desempenho no saque. Embora Keys tenha liderado a contagem de winners por 25 a 19, a norte-americana cometeu 20 erros não-forçados da bielorrussa. Além disso, Sabalenka sobreviveu aos dez break points que enfrentou na partida e aproveitou duas de suas três chances de quebra.

Logo no primeiro game da partida, Sabalenka já salvou dois break points e isso se repetiu quando o placar estava empatado por 2/2. Keys, que vinha firme no saque e confirmando seus games com tranquilidade, baixou um pouco a intensidade depois das oportunidades perdidas e sofreu a única quebra do set inicial. Os dois primeiros games da parcial seguinte seguiram esse roteiro, com Sabalenka buscando uma quebra logo de cara e salvando três break points na sequência. Keys não teria mais o saque ameaçado e seguia criando oportunidades, mas Sabalenka fechava a porta em outras três ocasiões, uma delas com um ace já no último game da partida, quando sacava para o jogo.

Comentários
Loja TenisBrasil
Mundo Tênis