Notícias | Dia a dia | US Open
Serena é cabeça 17 em NY e sai da rota de favoritas
21/08/2018 às 14h03

Com a mudança, Serena só poderá enfrentar uma das oito primeiras colocadas a partir das oitavas de final

Foto: Arquivo

Nova York (EUA) - Como já era esperado desde uma recente determinação da Associação de Tênis dos Estados Unidos (USTA), a lista de cabeças de chave no torneio feminino do US Open teve uma modificação em relação ao ranking. Serena Williams, que aparece atualmente na 26ª posição foi designada como cabeça 17 do torneio. O sorteio para a definição das chaves será na quinta-feira.

A medida que beneficia Serena e que pode auxiliar outras mães do circuito no futuro já havia sido aprovada no final de junho. Na época, a presidente da USTA Katrina Adams afirmou que as jogadoras que voltam ao circuito depois de formarem uma família não podem ser "penalizadas" e que a ideia visa "revisar as cabeças de chave se a gravidez for um fator determinante no ranking atual de uma jogadora".

Desde o nascimento de sua filha, Alexis Olympia, em setembro do ano passado, Serena disputou apenas seis torneios. O destaque evidente fica para o vice-campeonato em Wimbledon. Ela também atuou em Indian Wells, Miami, Roland Garros, San José e Cincinnati, acumulando 12 vitórias e cinco derrotas na temporada.

Com a mudança na ordem, Serena só poderá enfrentar uma das oito primeiras colocadas no ranking a partir das oitavas de final. Caso fose mantida como cabeça 26, ela poderia cruzar o caminho de uma das oito favoritas já na terceira rodada do Grand Slam norte-americano, onde já conquistou seis títulos, o último em 2014.

Embora Serena tenha saltado nove posições na lista de cabeças de chave em relação a seu ranking original, apenas uma jogadora tem seus cruzamentos alterados. Atual 24ª colocada, a australiana Daria Gavrilova é a cabeça 25 do US Open e fica em situação inversa à da ex-número 1, podendo enfrentar uma das oito primeiras colocadas já na terceira rodada.

Entretanto, como a romena Mihaela Buzarnescu, que está lesionada, ainda não retirou sua iscrição, Gavrilova pode permancer como cabeça 24. Por enquanto, a última cabeça de chave segue sendo a grega Maria Sakkari, 32ª colocada. Quem pode herdar uma posição de cabeça de chave é a atual 33ª do ranking Alizé Cornet.

Exceção feita à essa troca, a lista de cabeças de chave seguirá o ranking. Simona Halep e Caroline Wozniacki ficarão nas duas extremidades do quadri. A atual campeã Sloane Stephens será a terceira favorita, enquanto a vencedora de Wimbledon Angelique Kerber será a cabeça 4 do torneio. O grupo entre o quinto e o oitavo lugar inclui Petra Kvitova, Caroline Garcia, Elina Svitolina e Karolina Pliskova.

Confira a lista das cabeças de chave do US Open.

1. Simona Halep (Romênia)
2. Caroline Wozniacki (Dinamarca)
3. Sloane Stephens (Estados Unidos)
4. Angelique Kerber (Alemanha)
5. Petra Kvitova (República Tcheca)
6. Caroline Garcia (França)
7. Elina Svitolina (Ucrânia)
8. Karolina Pliskova (República Tcheca)

9. Julia Goerges (Alemanha)
10. Jelena Ostapenko (Letônia)
11. Daria Kasatkina (Rússia)
12. Garbiñe Muguruza (Espanha)
13. Kiki Bertens (Holanda)
14. Madison Keys (Estados Unidos)
15. Elise Mertens (Bélgica)
16. Venus Williams (Estados Unidos)

17. Serena Williams (Estados Unidos)
18. Ashleigh Barty (Austrália)
19. Anastasija Sevastova (Letônia
20. Naomi Osaka (Japão)
21. Mihaela Buzarnescu (Romênia)
22. Maria Sharapova (Rússia)
23. Barbora Strycova (República Tcheca)
24. CoCo Vandeweghe (Estados Unidos)

25. Daria Gavrilova (Austrália)
26. Aryna Sabalenka (Belarus)
27. Anastasia Pavlyuchenkova (Rússia)
28. Anett Kontaveit (Estônia)
29. Dominika Cibulkova (Eslováquia)
30. Carla Suarez Navarro (Espanha)
31. Magdalena Rybarikova (Eslováquia)
32. Maria Sakkari (Grécia)

Comentários