Ostrava (República Tcheca) - Em seu primeiro jogo desde a conquista do US Open, a número 1 do mundo Iga Swiatek encarou um bom teste diante da australiana Ajla Tomljanovic, 34ª do ranking. A partida vinha equilibrada desde o início, ao longo de 1h44 de duração, e a polonesa liderava por 7/5 e 2/2 quando a rival precisou se retirar por lesão no joelho esquerdo. Tomljanovic já havia recebido atendimento médico na região no início do segundo set.
"Eu joguei contra ela este ano em Toronto e também vi no US Open o quanto ela poderia jogar bem. Foi uma grande partida, mas infelizmente ela teve que abandonar. Espero que possa se recuperar logo, porque ela está jogando cada vez melhor", disse Swiatek, citando o bom momento de Tomljanovic no circuito, já que a australiana chegou às quartas tanto em Wimbledon quanto no US Open.
"Tive três semanas livres, sem jogar nenhuma partida. Depois de uma temporada tão intensa, parece bastante tempo. Sinto que não foi fácil recuperar o ritmo, mas fico feliz por ter feito um jogo mais intenso hoje porque isso vai me ajudar a recuperar o meu nível", acrescentou a jovem jogadora de 21 anos, que chega às quartas de final e agora espera pela vencedora entre a tcheca Karolina Muchova e a norte-americana Caty McNally.
Why save the fun of sliding for just clay szn 😜@iga_swiatek | #OstravaOpen pic.twitter.com/AtenUGXpVG
— wta (@WTA) October 5, 2022
Apesar de o início de partida ter sido de amplo domínio para Swiatek, que largou com 3/0 e só havia perdido um ponto no saque até liderar por 4/1, ela não conseguiu aproveitar as chances que teve em games longos para ampliar sua vantagem e acabou permitindo uma quebra e, consequentemente, o empate no oitavo game. A número 1 do mundo ainda escapou de dois break-points no 4/4 e só voltaria a quebrar no último game da parcial.
O equilíbrio da partida permaneceu no segundo set, ainda que Tomljanovic já sinalizasse o desconforto no joelho. A parcial começou com uma quebra para cada lado e todos os quatro games disputados tiveram break-points. E pouco depois de ter confirmado um game de serviço, com dificuldade, a australiana decidiu não continuar mais em quadra. Swiatek liderou a estatística de winners por 24 a 17 e cometeu 23 erros não-forçados contra 21 de sua adversária.