Porto Alegre (RS) - Quando as aulas do Marinha do Brasil, o primeiro núcleo da Fundação Tênis, iniciaram em outubro de 2000, os idealizadores do projeto não tinham a dimensão do que a instituição viria ser. Passados mais de 21 anos, a Fundação Tênis escreveu um dos capítulos mais importantes da sua história nos dias 29 e 30 de setembro.
O superintendente da Fundação Tênis, Luis Carlos Enck, o Biba, representou a instituição na Cúpula Internacional sobre Esporte promovida pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, em colaboração com o Dicastério para a Cultura e a Educação e a Fundação João Paulo II para o Esporte. O evento aconteceu no Vaticano para responder ao apelo do Papa Francisco sobre a importância social, educacional e espiritual do esporte. A Fundação Tênis e a PUCRS foram as únicas instituições brasileiras a participar da Cúpula, entre 200 convidadas do mundo inteiro.
Na tarde de sexta-feira, dia 30, data que marcou o encerramento da Cúpula Internacional, o Papa Francisco proferiu um discurso com um olhar dedicado à importância do esporte enquanto um meio de acesso universal, impactando toda comunidade humana como um potencial educativo e social. Ao final, o Papa Francisco ainda citou a importância dos atletas no exemplo para os mais jovens, bem como a necessidade de compreender o esporte em sua integralidade, tendo sabedoria em como desenvolvê-lo e difundi-lo em mais lugares e para mais pessoas. Na conclusão da Cúpula, os convidados se dirigiram até o Papa e assinaram a Declaração que convida o mundo do esporte a olhar para o futuro.