Notícias | Dia a dia
Sabalenka conquista seu 1º título e debutará no top 20
25/08/2018 às 18h14

Sabalenka sequer estava no top 100 há um ano

Foto: Divulgação

New Haven (EUA) - A grande fase de Aryna Sabalenka no circuito foi confirmada neste sábado com a conquista de seu primeiro título na elite do circuito. A bielorrussa de 20 anos venceu o WTA Premier de New Haven depois de superar a espanhola Carla Suárez Navarro na final por 6/1 e 6/4 em 1h13 de partida.

Há um ano, Sabalenka não estava nem no top 100, já que ela só entraria nesse grupo no dia 16 de outubro de 2017. Depois de iniciar a semana no 25º lugar do ranking, melhor marca de sua carreira, ela receberá 470 pontos pelo título e descarta apenas 45 de seu 16º e último resultado válido para o ranking para debutar no top 20.

Nas últimas três semanas, a jovem bielorrussa anotou quatro de suas cinco vitórias contra top 10 na carreira. Ela iniciou essa série vencendo Caroline Wozniacki em Montréal. Depois, no caminho para a semifinal em Cincinnati, derrotou Karolina Pliskova e Caroline Garcia. Já em New Haven, derrubou a número 9 do mundo Julia Goerges na semifinal.

Por sua vez, Suárez Navarro disputou a primeira final desde fevereiro de 2016 em Doha. Dona de dois títulos no circuito, a ex-top 10 e atual 30ª colocada viveu uma caminhada atípica nesta semana em New Haven. Depois de estrear vencendo a tcheca Barbora Strycova, ela avançou com w.o. de Johanna Konta nas oitavas, e com desistências de Petra Kvitova e Monica Puig ainda no primeiro set das fases seguintes.

Sabalenka teve um ótimo começo de partida, ao conquistar duas quebras seguidas e rapidamente liderar por 5/0. A bielorrussa salvou apenas um break point ao longo do set inicial e liderou a contagem de winners por 14 a 4, além de ter cometido apenas sete erros não-forçados na parcial de 24 minutos.

O segundo set foi mais equilibrado, com domínio das sacadoras durante seis games. Sabalenka foi a primeira a quebrar, mas não sacou bem no game seguinte para permitir o empate por 4/4. Logo depois, mais um game longo e quebra a favor da bielorrussa, com ótimas devoluções. Sacando para o jogo, a jovem de 20 anos salvou mais um break point antes de confirmar a vitória. Ela liderou nos winners por 29 a 17 e terminou o jogo com 17 erros contra 16 da rival.

No US Open, que começa na próxima segunda-feira, Sabalenka será cabeça 26 e estreia contra a norte-americana Danielle Collins. Suárez Navarro é 30ª favorita e encara a anfitriã vinda do quali Nicole Gibbs.

Comentários
Loja TenisBrasil
Mundo Tênis