Notícias | Dia a dia
Swiatek supera bom teste e se garante na semi
07/10/2022 às 13h41

Swiatek tenta alcançar sua oitava final na temporada do circuito

Foto: AGEL Open 2022

Ostrava (República Tcheca) - Em seu segundo compromisso pelo WTA 500 de Ostrava, a número 1 do mundo Iga Swiatek superou mais um bom teste para garantir vaga na semifinal do torneio em quadras duras e cobertas. Embora tenha vencido em sets diretos, a polonesa precisou de 1h54 para marcar um duplo 6/4 contra a norte-americana Caty McNally, 151ª do ranking.

Vencedora de dez títulos no circuito, sete deles na atual temporada, Swiatek tenta alcançar sua 12ª final da carreira. A jovem jogadora de 21 anos enfrentará a russa Ekaterina Alexandrova, 21ª do mundo, por volta das 11h (de Brasília) deste sábado. Alexandrova venceu o único duelo anterior, no início do ano passado em Melbourne.

Já McNally encerrou uma boa campanha desde o quali em Ostrava. Foram quatro vitórias seguidas, que a aproximam do 120º lugar. Sua melhor marca na carreira em simples é a 105ª posição. Nas duplas, a norte-americana de 20 anos é a atual 23ª do ranking e já foi número 11 do mundo em abril.

Durante a partida desta sexta-feira, Swiatek precisou lidar bem com as mudanças de ritmo e variações táticas de sua adversária. A polonesa contou com seu jogo agressivo, mas também precisou ser consistente defensivamente para sustentar os ralis. Além disso, escapou de nove dos 11 break-points que enfrentou. Swiatek liderou a estatística de winners por 24 a 18 e cometeu 23 erros contra 22. Ela conseguiu quatro quebras, duas em cada set.

"Foi um jogo duro, com muitas mudanças de ritmo. Precisei ter muito cuidado para escolher os meus golpes e administrar bem a minha energia", disse Swiatek após a partida. A polonesa também agradeceu ao público, que compareceu em grande número, pelo apoio. "Eu me senti em casa e precisei muito dessa energia da torcida, especialmente no segundo set".

"A partida foi muito física, Caty jogou muito bem. No início do segundo set, senti que meu nível de energia caiu um pouco, mas estou muito feliz por ter recuperado novamente e pude usar minha experiência em meus momentos importantes", avaliou a polonesa, já na entrevista coletiva. "Taticamente foi mais fácil de se preparar, porque eu conheço o estilo de jogo dela desde o juvenil. Ela está jogando de forma diferente das outras tenistas. Mas por outro lado, faz muito tempo se passou desde que jogamos pela última vez e sabia que ela tinha evoluído muito".

Krejcikova também está na semifinal em Ostrava
Outra semifinalista definida em Ostrava é Barbora Krejcikova. Campeã em Talín na semana passada, a tcheca superou a norte-americana vinda do quali Alycia Parks por 7/6 (9-7) 6/3.

Ex-número 2 do mundo e atual 23ª do ranking aos 26 anos, Krejcikova tem quatro títulos no circuito da WTA e busca a oitava final da carreira. Ela desafia cazaque Elena Rybakina às 9h deste sábado.

Comentários