Notícias | Dia a dia | US Open
Nadal disputa o número 1 com Federer no US Open
27/08/2018 às 08h44

Miami (EUA) - Atual campeão do US Open e número 1 do mundo, o espanhol Rafael Nadal colocará à prova ambas as condições a partir desta segunda-feira, quando se inicia a disputa d último Grand Slam da temporada. Embora leve vantagem de quase 3 mil pontos sobre o suíço Roger Federer, como o canhoto de Mallorca defende 2 mil e o rival apenas 360 em Nova York, a liderança pode mudar de mãos.

Contudo, para que a ponta do ranking mude de dono Federer não apenas precisa voltar a vencer em Flushing Meadows, encerrando um jejum de 10 anos sem títulos por lá, mas também torcer para um desempenho não muito bom de Nadal, que precisa perder antes das quartas de final. O espanhol garante a permanência no topo da lista se chegar até as semifinais.

Por outro lado, o suíço corre o risco de perder a vice-liderança. Tanto o argentino Juan Martin del Potro quanto o alemão Alexander Zverev têm a possibilidade de ultrapassá-lo, mas para que isso aconteça a combinação de resultados tem que ser ainda maior. Um dos dois precisa ser campeão no US Open ao mesmo tempo em que Federer não pode vencer mais do que uma na competição.

A disputa mais acirrada será mesmo pela terceira posição no ranking, com nove jogadores matematicamente na briga. Além de Delpo e Zverev também entram nessa lista o sul-africano Kevin Anderson, atual vice-campeão no torneio, o sérvio Novak Djokovic, o croata Marin Cilic, o búlgaro Grigor Dimitrov, o austríaco Dominic Thiem, o belga David Goffin e o norte-americano John Isner.

Um pouco mais embaixo, Stan Wawrinka e Andy Murray podem aproveitar o torneio para somar pontos importantes e assim recuperar o ranking perdido. Atual 101º do mundo, o suíço tem tudo para voltar ao top 100 e pode conseguir o feito mesmo sem vencer. Por sua vez, o britânico vem na 382ª colocação, precisa vencer pelo menos duas para entrar no top 300, chegar às oitavas para o top 200 e ir à semi para voltar ao top 100.

Quer concorrer a um relógio Fossil? Clique aqui e palpite sobre quem vai vencer o US Open!

Comentários