Notícias | Dia a dia
Rodada de surpresas define semis em Campinas
07/10/2022 às 21h31

O suíço Remy Bertola, 450º do mundo, entrou na chave como lucky-loser

Foto: João Pires/Fotojump

Campinas (SP) - A rodada desta sexta-feira pelo Campeonato Internacional de Tênis foi marcada por surpresas. O britânico Jan Choinski e o suíço Remy Bertola, que vieram o quali, garantiram suas vagas na semifinal e vão se enfrentar por vaga na decisão do challenger disputado nas quadras de saibro da Sociedade Hípica de Campinas. O torneio conta com patrocínio do Santander Brasil e distribui US$ 53,1 mil em prêmios, além de reservar 80 pontos ao campeão.

No primeiro jogo do dia, o qualifier britânico Jan Choinski, 457º do ranking, venceu o cabeça 7 francês Alexandre Muller por 6/0, 1/6 e 6/4, em 1h48 de partida. O tenista de 26 anos já soma cinco partidas ao longo da semana e só perdeu um set até aqui. "Chegamos um pouco antes em Campinas para que pudesse me adaptar às condições, às bolas, altitude, clima. É um pouco diferente da Europa, onde está muito frio. Até aqui, temos gostado bastante do torneio, estou muito satisfeito e meu tênis está evoluindo cada vez mais”, vibrou Choinski, que chegou a parar de jogar profissionalmente por dois anos com lesões seguidas, além de ter contraído Covid-19.

Já o suíço Remy Bertola, 450º do mundo, que desbancou o argentino Facundo Mena, oitavo favorito, por 6/3, 3/6 e 6/3. O tenista de 24 anos só conseguiu na chave entrar como lucky-loser, e logo na estreia surpreendeu o alemão Daniel Altmaier, 96º do ranking e cabeça 1. "É incrível estar na semifinal depois de ter perdido no quali. Passar por Altmaier na estreia, depois Daniel [Dutra da Silva, nas oitavas]. Sabia que seria muito difícil jogar no Brasil contra um tenista da casa. Hoje estive com uma quebra atrás. Nunca é fácil conseguir se recuperar e diante de um jogador que está acostumado com o saibro. Mas que bom que caiu para meu lado".

Darderi salva dois match-points
Do outro lado da chave, o peruano Juan Pablo Varillas confirmou a condição de segundo cabeça de chave. Campeão do torneio em 2019 e atual 107º do ranking, Varillas passou pelo argentino Facundo Juarez com parciais de 6/3 e 6/2. Seu próximo adversário será o italiano Luciano Darderi, 187º do ranking, que salvou dois match-points para eliminar o argentino Facundo Bagnis, cabeça 3 do torneio, por 0/6, 7/5 e 6/2.

Algoz de Felipe Meligeni e Matheus Pucinelli, Darderi chega confiante para a fase final do torneio. “Foi um jogo muito difícil, assim como nos jogos contra Felipe e Matheus, quando tive a torcida contra. Tive que lidar com toda a pressão e me sinto bem por estar nas semifinais. Eu me sinto adaptado às condições aqui em Campinas e amanhã novamente vou lutar até a última bola”, declarou o italiano.

Brasileiros se despedem nas duplas
Na chave de duplas, Orlando Luz, Marcelo Zormann e José Pereira acabaram se despedindo nas semifinais durante a rodada vespertina. Jogando ao lado do argentino Juan Pablo Paz, Pereira parou nos argentinos Guido Andreozzi e Guillermo Duran, cabeças 3, com parciais de 6/3 e 7/6(3). Na sequência, Luz e Zormann não resistiram ao favoritismo dos bolivianos Boris Arias e Federico Zeballos, cabeças de chave 2, e caíram por 6/4 e 6/3. A decisão de duplas está marcada para a tarde deste sábado, logo após as semifinais de simples.

Comentários