Notícias | Dia a dia
Cornet e Mertens decidem o título em Monastir
08/10/2022 às 12h46

Cornet não perdeu sets no caminho para a final do WTA de Monastir

Foto: Jasmin Open Monastir

Monastir (Tunísia) - Após a eliminação da número 2 do mundo Ons Jabeur nas quartas de final, na última sexta-feira, o título do WTA 250 de Monastir será decidido entre a francesa Alizé Cornet e a belga Elise Mertens. O histórico de confrontos entre elas está empatado por 2 a 2, com uma vitória de Mertens na atual temporada, em São Petersburgo. A final acontece às 9h (de Brasília) deste domingo.

Terceira cabeça de chave em Monastir, Cornet ainda não perdeu sets no caminho até a final do torneio. Ela venceu neste sábado a russa Veronika Kudermetova, segunda favorita e número 12 do mundo, por 6/4 e 6/3 em 1h43 de partida.

"Estava ventando um pouco e acho que lidei com as condições um pouco melhor. Ela estava talvez um pouco apressada para definir os pontos às vezes. Ela teve várias chances de quebra, mas acho que eu estava mentalmente muito sólida e saquei bem todas as vezes", avaliou Cornet, que enfrentou 11 break-points e sofreu apenas duas quebras. A francesa quebrou quatro vezes o serviço de Kudermetova.

Ex-top 15, a experiente francesa de 32 anos e atual 37ª do ranking tem seis títulos no circuito da WTA e disputará a 15ª final da carreira. Embora esteja em sua primeira final do ano e busque o primeiro título desde 2018, Cornet faz boa temporada, com destaque para as quartas de final no Australian Open e as oitavas em Wimbledon, onde derrotou a número 1 do mundo Iga Swiatek.

Já Elise Mertens acabou com a festa da norte-americana Claire Liu, algoz de Jabeur, e marcou as parciais de 6/4 e 6/0. Cabeça 5 em Monastir e atual 42ª do ranking, a belga de 26 anos tem seis títulos no circuito e disputará sua 11ª final da carreira e a primeira da temporada.

Mertens vinha de jogos longos contra a grega Despina Papamichail nas oitavas e a japonesa Moyuka Uchijima nas quartas. "Nas duas últimas partidas, eu havia ficado em quadra por 2h e 2h30. Então fico muito feliz por ter conseguido poupar um pouco de energia hoje. Tive uma grande performance hoje, joguei bem, fui agressiva e muito forte mentalmente. Depois do primeiro set, eu senti que precisava ser ainda agressiva e começar bem o segundo. Foi o que eu fiz. Quebrei duas vezes o saque dela tentei manter o ritmo".

A belga também agradeceu ao público pelo apoio e citou da estrela local Ons Jabeur, finalista de Wimbledon e do US Open, principal responsável para que a Tunísia possa receber um torneio desse nível. "O público daqui é incrível, hoje estava quase lotado. A Ons Jabeur fez muito pelo tênis na Tunísia, colocou o país no mapa e estou muito feliz por jogar essa primeira edição".

Comentários